IOZÉ NUNES DE FARIA naceo em a Villa de Estremoz da Provincia Transtagana a 13 de Março de 1702. onde teve por Pays a Iozé Gonzalves, e Antonia de Faria. Estudou Gramatica com tanta aplicaçaõ como quem a havia publicamente ensinar. Na juvenil idade de quinze annos assentou praça de Soldado infante no Regimento da sua patria, e nelle servio dous annos em a Praça de Elvas. Preferindo o ocio literario ao tumulto militar estudou Filosofia em Evora, e jurisprudencia Pontificia em Coimbra sahindo em huma, e outra faculdade suficientemente instruido, naõ sendo menos versado nos preceitos da Poesia que cultiva com grande felicidade. Movido de devoto afecto traduzio da lingua Latina do P. Fr. Pedro Sanches em a materna.

Gemidos do Coraçaõ. Dedicado ao Reverendo Padre Fr. Manoel de Santa Maria Vigario Geral da Congregaçaõ dos Agostinhos Descalsos. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Rainha Nossa Senhora. 1743. 8.

Refugio de Fadigas. He huma colleçaõ dos seus Versos que se está imprimindo com o nome afectado de D. Mariana Thereza dos Martyres religiosa em o Convento de Santa Cruz de Villa Viçosa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]