IOZÉ DE OLIVEYRA SERPA Naceo na Cidade da Bahia Capital da America Portugueza a 13 de Janeiro de 1696. sendo filho de Francisco Alvares Carneiro, e D. Archangela Guedes de Brito. Estudou letras humanas no Collegio dos Padres Jesuitas da sua patria, e Filosofia em que recebeo o gráo de Mestre em Artes. Frequentou com igual disvelo a Theologia, como tambem a intelligencia da Sagrada Escritura. Ordenado de Presbitero começou a exercitar o ministerio de Orador Evangelico com aplauzo dos ouvintes como publicaõ as seguintes obras.

Sermaõ da Soledade da Santissima Virgem Maria Nossa Senhora na Matriz de S. Pedro da Cidade da Bahia em 27 de Março de 1739. Lisboa por Miguel Manescal da Costa. 1740. 4.

Sermaõ de Nossa Senhora da Porta do Ceo, e todo bem pregado na Igreja de S. Pedro dos Clerigos da Bahia em o anno de 1743. Lisboa pelo dito Impressor. 1744. 4.

Sermaõ da Conceiçaõ da Virgem Maria prègado na ultima menhãa do Triduo, que se fez na Igreja da Lapa quando no seu Convento entráraõ as novas religiosas da Conceiçaõ no anno de 1744. Lisboa pelo dito Impressor. 1746. 4.

Novo obsequio ao grande Patriarcha S. Jozè. Consta de Novena, e varias Poesias. M. S.

Trindade da terra exaltada, effeitos do Temor de Deos por cauza de huma horrivel trovoada sucedida em a noute do dia de S. Jozè do anno de 1721. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]