Fr. IOZÉ PEREYRA DE SANTA ANNA. chamado no seculo Iozé Pereira de Sà Bocan naceo em a Cidade de S. Sebastiaõ do Rio de Ianeiro do Estado do Brazil a 4 de Fevereiro de 1696. onde teve por Pays a Simaõ Pereira de Sà, e Salinas, e Anna Bocan que da Cidade de Antibes em o Reyno de França trouxe o appelido, e a ascendencia. Ornado de perspicas talento penetrou nos primeiros annos com summa brevidade os preceitos da Gramatica, e da Poetica metrificando elegantemente na lingua latina, e materna, naõ sendo menos perito na arte da Musica cujas composiçoens armonicas ainda se cantaõ em todo o Brazil com igual credito do Mestre, como suave deleitaçaõ dos Ouvintes. Contando desanove annos de idade deixou por vocaçaõ propria o mundo, e se recolheo ao Claustro da Ordem de Nossa Senhora do Carmo cujo habito recebeo no Convento patrio a 15 de Iulho de 1715. E professou solemnemente a 16 do dito mez do anno seguinte. Vendo seu Pay o progresso que fizera a sua aplicaçaõ em as sciencias amenas determinou que cultivasse as severas para cujo fim alcançada faculdade do Provincial Fr. Manoel da Nobrega o mandou estudar em a Universidade de Coimbra. Nesta palestra literaria dezempenhou as bem fundadas esperanças dos seus estudos escholasticos sahindo nelles taõ insigne que mereceo ser laureado com a borla doutoral na faculdade de Theologia em 17 de Mayo de 1725. Restituido á sua patria dictou Filosofia, e Theologia especulativa, e Moral sendo o primeiro que naquella Provincia practicou a doutrina do seu Fundatissimo Mestre Ioaõ Bacon até jubilar. Voltando segunda vez a Portugal foy incorporado nesta Provincia por ordem de Sua Magestade, e para naõ ser acuzado de inutil o seu talento em obsequio da Religiaõ substituhio huma Cadeira de Filosofia em o Collegio de Coimbra, e se ocupou em diversas obras Historicas derigidas á gloria da Familia Carmelitana. Sendo Qualificador do Santo Officio, e segundo Definidor foy nomeado Chronista desta Provincia no anno de 1740. cuja laboriosa incumbencia intentada por Varoens insignes da mesma Provincia, e nunca conseguida, emprendeo com disvelo, e executou com promptidaõ. Foy Prezidente do Capitulo celebrado em Lisboa a 11 de Ianeiro de 1744. em que mostrou a madureza do juizo, candura de animo, e rectidaõ de justiça com que se orna o seu espirito. alcançando em premio das suas virtudes religiosas, e trabalhos literarios concederlhe o Vigario Geral Fr. Luiz Laghio por patente passada a 28 de Março de 1744. os privilegios de Provincial destaProvincia. Compoz
Noticia mystica, reprezentacion metrica, y Verdadera Historia de los Abuelos de Maria, y Bisabuelos de Christo. Lisboa na Officina da Musica 1730. 4.
Triumfo Panegyrico exposto na Festa, que ao glorioso Transito do Senhor S. Jozé custuma fazer com o Santissimo Sacramento exposto na Igreja do Real Convento do Carmo de Lisboa hum especialissimo devoto deste grande Santo. Lisboa por Miguel Rodrigues. 1732. 4.
Novo ornato de virtudes, que como de nove pedras preciosas se offerecem ao preclarissimo Principe dos Patriarchas o Sol do Occidente S. Bento. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1734. 8.
Os dous Athlantes da Etiopia Santo Elesbaõ Emperador 47 da Abessina advogado dos perigos do mar, e Santa Ifigenia Princeza da Nubia advogada dos incendios dos edificios ambos Carmelitas Tom. 1 . com varias annotaçoens, e hum Sermaõ do mesmo Author prègado na Collocaçaõ das sagradas Imagens de ambos os Santos. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1735. fol.
Segundo Athlante da Etiopia Santa Ifigenia Princeza do Reyno da Nubia religiosa Carmelita advogada contra os incendios Tomo segundo, que trata da Historia do Athlante segundo com varias annotaçoens. Lisboa pelo dito Impressor. 1738. fol.
Vida da insigne Mestra de Espirito a virtuosa Madre Maria Perpetua da Luz religiosa Carmelita Calçada do exemplarissimo Convento da Esperança da Cidade de Beja onde acabou a vida temporal no dia 6 de Agosto de 1736. Lisboa pelo dito Impressor. 1742. fol.
Chronica dos Carmelitas da antigua, e regular Observancia nestes Reynos de Portugal, Algarves, e seus Dominios. Tomo. 1. na Officina dos Herdeiros de Antonio Pedrozo Galraõ. 1745. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]