Fr. IOZÉ DE OLIVEYRA naceo em Lisboa sendo filho do Doutor Manoel Lopes de Oliveira Dezembargador do Paço, e Chanceller mór do Reyno, e de D. Helena Ramires Esquivel. Professou o sagrado instituto da Ordem Trinitaria em o Convento patrio a 2 de Fevereiro de 1694. onde he Mestre jubilado em Theologia pela liçaõ de taõ sublime Faculdade, Definidor, e Secretario duas vezes, Regente dos Estudos do Convento de Lisboa ornado de igual talento para o pulpito, como para o voto nas materias da Theologia Moral em que he insigne. Publicou.

Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Joaõ da Cruz prègado no Convento de Nossa Senhora da Piedade dos Religiosos Carmelitas Descalsos da Villa de Cascaes no ultimo dia do Triduo, que ministráraõ os Religiosos da Santissima Trindade. Lisboa na Officina Ferreiriana. 1728. 4.

Sermaõ ao recolher da Procissaõ do Resgate, que no anno de 1731. Fizeraõ os Religiosos da Santissima Trindade, e Redempçaõ de Cativos da Provincia de Portugal. Lisboa na Officina da Musica. 1732. 4.

Com o nome suposto de Fr. Victoriano Clemente.

Reposta Theologico-Juridica a hum papel anonymo, que se divulgou na  Corte de Lisboa contra a validade do Capitulo, que em 7 de Mayo de 1735. Se celebrou no Convento da Santissima Trindade da mesma Corte em que sahio eleito Provincial o muito Reverendo Padre Mestre Fr. Joaõ da Cruz. Madrid por Francisco del Hierro. 1735. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]