Fr. IOZÉ DE IESUS MARIA natural de Lisboa onde teve por Pays a Gaspar Rebello de Azevedo, e Izabel Maria da Sylva. Abraçou o instituto Serafico em o Convento de N. Senhora dos Anjos situado em a Villa de Torres Vedras da Provincia da Arrabida onde professou solemnemente a 26 de Março de 1704. Aplicouse a todo o genero de erudiçaõ em que sahio egregiamente versado. Foy Pregador do Serenissimo Infante D. Francisco, e tres vezes Guardiaõ do Convento de Santa Catherina de Riba mar, e huma Custodio da Provincia. Publicou
Academia singular, e universal, historica, moral, e politica, Ecclesiastica scientifica, e Cronologica, constitutivo de hum Varaõ perfeito desde o instante primeiro que se gera no ventre materno até o instante ultimo que no Claustro da sepultura se resolve. Comprehende todos os Estados, operaçoens, e modos da vida humana. Artes scientificas, liberaes, politicas, mechanicas, e servis, authorizada com vastissimas noticias, primeiros principios, e antiguidades celebres extrahidas naõ só da Escritura Sagrada, Santos Padres, e Doutores da Igreja, mas de outros quasi infinitos Escritores que do Orbe todo universalizado, singularizado historiaraõ. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Rainha Nossa Senhora. 1737. fol.
Brognolo recopilado, e substanciado com addictamentos de gravissimos authores. Methodo mais breve, muy suave, e utilissimo de exorcizar expellindo demonios, e desfazendo feitiços segundo os dictames do Sagrado Evangelho. Lisboa na Officina Ferreiriana. 1725. 8. e Coimbra por Iozè Antunes da Sylva 1727. 8. He traduçaõ de Latim de Fr. Candido Brognolo Franciscano.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]