Fr. IOZÉ DE IESUS MARIA natural da Villa dos Arcos de Valdevez em a Provincia do Minho filho de Manoel de Cerqueira, e Catherina Cerqueira. Na idade da adolescencia professou o austero instituto da Serafica reforma de Santa Maria da Arrabida em o Convento de Loures a 26 de Julho de 1690. onde ensinou por seis annos Theologia moral com grande fruto dos seus ouvintes. A sua litteratura, e prudencia lhe adquiriraõ os lugares de Guardiaõ, Definidor, Custodio, e Chronista da sua Provincia, Vizitador, e reformador da Provincia da Immaculada Conceiçaõ do Rio de Janeiro, Qualificador do Santo Officio, e Examinador das Tres Ordens Militares. Compoz.
Instruçaõ de Noviços da Provincia de Santa Maria da Arrabida com que o V. Padre Fr. Martinho de Santa Maria seu primeiro Fundador os educava no caminho da perfeiçaõ, e perfeita Observancia da regra de Nosso Padre S. Francisco. Lisboa por Jozè Lopes Ferreira. 1716. 8.
Espelho de perfeitas religiosas, exposiçaõ da segunda regra de Santa Clara muy util naõ só para as religiosas, que a professaõ, e seus Confessores, mas para todos os Frades, e Freyras de todas as Religioens pois além dos votos essenciaes, que nella se explicaõ, que a todos saõ communs se resolvem muitas duvidas principaes do Estado religioso. Lisboa pelo dito Impressor. 1718. 8.
Chronica da Provincia de Santa Maria da Arrabida da regular, e mais estreita Observancia da Ordem do Serafico Patriarcha S. Francisco. Tom. 2. Lisboa por Jozé Antonio da Sylva Impressor da Academia Real. 1737. fol.
Espelho de disciplina para criaçaõ de Noviços, e novos professos composto pelo Serafico Doutor S. Boaventura traduzido do idioma Portuguez em estilo antigo para o moderno que de prezente se practica para que mais facilmente seja entendido daquelles para quem o Serafico Doutor o ordenou. Lisboa por Miguel Rodrigues Impressor do Emminentissimo Senhor Patriarcha. 1740. 4.
Sermaõ Panegyrico, e Moral na profissaõ de D. Catherina Telles de Menezes mulher que foy de Pedro Vieyra da Sylva pregado no Mosteiro de N. Senhora de Nazareth de Bernardas Descalsas na Cidade de Lisboa. Lisboa na Officina Almeydiana. 1740. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]