Fr. IOZÉ DA NATIVIDADE naceo em a Cidade de S. Sebastiaõ do Rio de Janeiro a 19 de Março de 1649. onde foy admetido à cogula Monachal do Principe dos Patriarchas S. Bento em o Mosteiro de Santa Maria de Monsarrate. Admiraveis progressos fez a sua aplicaçaõ nos estudos Escholasticos, sahindo taõ insigne nas especulaçoens da Filosofia, e Theologia, que naõ somente adquirio a antonomasia de subtil, ou fosse dictando nas cadeiras, ou argumentando nas Aulas, mas mereceo receber a borla doutoral em a Universidade de Coimbra. Sendo consultado em materias pertencentes ao Foro interno sempre fundou o seu voto sobre as solidas bazes das opinioens mais provaveis. Foy Abbade do Mosteiro de S. Sebastiaõ da Bahia, Presidente da Provincia, e ultimamente Provincial eleito, cujo lugar naõ permitio a morte que o exercitasse. Confortado com os Sacramentos espirou piamente no Convento da Bahia a 9 de Abril de 1714. quando contava 65 annos de idade. Os seus Monges dedicaraõ exequias solemnes á sua memoria recitando no fim o Panegyrico Funebre o Padre Mestre Fr. Matheos da Encarnaçaõ Pina de quem se fará distinta mençaõ em seu lugar. Publicou.
Sermaõ do Gloriosissimo Patriarcha, e Doutor Santo Agostinho na Cidade da Bahia na Igreja de Nossa Senhora da Palma. Lisboa por Bernardo da Costa de Carvalho. 1658. 4.
Oraçaõ Funebre da tresladaçaõ dos Ossos do Illustrissimo Senhor D. Jozè de Barros, e Alarcaõ primeiro Bispo do Rio de Janeiro na Igreja de S. Bento da mesma Cidade aos 31 de Agosto de 1702. Lisboa por Miguel Manescal. 1703. 4.
Sermaõ do Patriarcha S. Francisco. Lisboa pelo dito Impressor. 1715. 4.
Consultas Canonicas, Regulares, e Moraes. fol. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]