D. Fr. IOZÉ DE IESUS MARIA natural de Lisboa onde sendo virtuosamente educado por seus Pays Iozé da Fonceca, e Ioanna de Oliveira elegeo a illustre Ordem dos Pregadores à qual foy admetido em o Real Convento de Bemfica a 10 de Novembro de 1683. Nesta doutissima palestra frequentou os estudos escholasticos com distinçaõ de todos os seus condiscipulos, e com enveja dos Mestres principalmente quando dictou Filosofia, e Theologia em cuja Faculdade foy Prezentado. Depois de ser Secretario da Provincia, e Prior do Convento de Lisboa foy nomeado no primeiro de Dezembro de 1713. Bispo Coadjutor do Arcebispo de Evora D. Simaõ da Gama sendo confirmado pela Santidade de Clemente XI. com o titulo de Patára Cidade, e Cabeça da Licia a 5 de Mayo de 1714 . Foy Deputado da Inquiziçaõ de Evora creado a 24 de Dezembro de 1716. Provisor, Presidente da Relaçaõ Ecclesiastica, e Chanceller do Arcebispado de Evora onde se admirou summa integridade unida a natural benevolencia. Foy dos grandes Oradores Evangelicos do seu tempo de cujos discursos solidos foraõ theatros os mais authorizados pulpitos. A exacta observancia do seu instituto practicada no estado de religioso conservou em a dignidade Bispo sendo a modestia do semblante tacita censura dos vicios, mudo despertador das virtudes. Falleceo piamente em Evora a 13 de Agosto de 1738. Iàz sepultado no Capitulo do Convento de S. Domingos como humildemente pedio cujo cadaver foy levado por seis Prelados de diversas Religioens. Sobre a campa se lhe gravou o seguinte epitafio.

Excellentissimus, & Reverendissimus D. D. Iozephus de Isu Maria Episcopus Patarensis Regis a Conciliis, S. Officii Deputatus, Senatùs Ecclesiastici Praeses, Eborensis Archiepiscopatus auxiliaris, &Cancellarius, Ord. Praed. decor, et splendor, plenus meritis, & virtutibus obiit 13 Augusti 1738.

Hic sepultus est.

Fazem honorifica mençaõ deste Prelado o P. D. Manoel Caetano de Souza Cathal. dos Bisp. Portug. p. 176. Fonceca Evor. Glor. p. 317. Monteiro Claustr. Domin. Tom. 1. p. 75. e Tom. 3. p. 244. e no Cathalog. dos Deput. da Inquis. De Evor. n. III. Compoz

Sermoens primeira Parte. Evora 1736. 4. sem nome de Impressor.

Sermoens segunda Parte ibi no dito anno 4.

Sermoens Terceira Parte. ibi no dito anno 4.

Sermoens Quarta Parte. ibi 1737. 4.

Sermoens Quinta Parte ibi 1737. 4.

Oraçaõ Funeral nas solemnes exequias do Beatissimo Padre Clemente XI. celebradas na Igreja Metropolitana de Evora em 27 de Mayo de 1721. Evora na Officina da Universidade. 1721. 4.

Sermaõ de S. Luiz Gonzaga no primeiro dia do solemnissimo Outavario, que a Sagrada Companhia de JESUS celebrou no seu Real Collegio, e Universidade de Evora na Canonizaçaõ dos Santos Luiz Gonzaga, e Estanislao Koscha em 6 de Novembro de 1727. Evora na Officina da Universidade. 1727. 4.

Breve Resumo para instruçaõ, e direçaõ de Ordinandos assim para se fazerem capazes para os exames, como para saberem as grandes obrigaçoens a que ficaõ sogeitos por rezaõ do seu Estado. Evora. 1738. 8. Naõ tem lugar da Impressaõ.

Promptuarium Qualificatorum in quo reperientur explicatae, & exemplificatae omnes censurae quibus Propositiones inuri, & notari solent. Cui accedit Tractatus de libris prohibitis cum notitia haeresum, & haereticorum quibus Ecclesia Dei exagitata fuit, & Propositionum, quae a Summis Pontificibus fuerunt damnatae. In calce operis. Quaestio Appendix de Confessoribus sollicitantibus. fol. M. S.

Triumfo da Fé contra a perfidia Judaica, e obstinaçaõ heretica dividido em dous Tratados. 4. M. S.

Estas duas obras dignissimas da luz publica se conservaõ na Livraria do Convento de S. Domingos de Evora.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]