Fr. IOZÉ DE SOUZA filho de Manoel de Souza Machado, e de sua mulher Maria da Conceiçaõ naceo em a Cidade do Porto, e na sua Cathedral foy bautizado a 19 de Março de 1664. Instruido na patria com os preceitos gramaticaes recebeo o habito Carmelitano em o Real Convento de Lisboa a 31 de Março de 1679. E professou em o primeiro de Junho de 1680. Estudou as sciencias Escholasticas em o Collegio de Coimbra as quais dictou em o Convento de Lisboa pelo espaço de doze annos em que jubilou conferindo-lhe o gráo de Doutor Theologo em o anno de 1694. O Geral Fr. Joaõ Feijoo de Villalobos. Foy Secretario do Capitulo celebrado em 12 de Setembro de 1700. em que presidio o Cardial Conti Nuncio Apostcolico neste Reyno, que depois foy elevado ao Solio do Vaticano com o nome de Innocencio XIII. Tendo sido Prior do Convento de Lisboa foy Vigario Geral tres annos, e ultimamente Provincial eleito em 3 de Mayo de 1721. E Qualificador do Santo Officio. Falleceo no Convento de Lisboa a 20 de Março de 1730. com 66 annos de idade, e 51. de Religiaõ. Delle faz larga memoria Fr. Manoel de Sá Mem. dos Escrit. do Carm. da Prov. de Portug. cap. 61.  Publicou

Sermoens Panegyricos da Immaculada Conceiçaõ de Nossa Senhora prégados no Convento do Carmo de Lisboa. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor delRey. 1721 . 4.

Sermoens Panegyricos prègados em varias Festividades de Christo, e de sua Mãy Santissima. Lisboa pelo mesmo Impressor. 1722. 4.

Sermoens Panegyricos de varios Santos. Lisboa pelo mesmo Impressor. 1723. 4.

Sermoens Quaresmaes. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1724. 4. Todos estes Tomos comprehendem 20 Sermoens.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]