Fr. JOZÉ DA PURIFICAÇAM natural de Lisboa filho de Paulo da Fonceca, e Izabel da Costa. Aprendidas as Faculdades de Filosofia, e Theologia deixou o seculo pelo rigoroso claustro da Provincia da Arrabida professando o Serafico instituto em o Convento da Magdalena situado na Villa de Alcobaça, a 6 de Fevereiro de 1688. onde dictou naõ tendo mais, que quatro annos de habito as sciencias Escholasticas até a Cadeira primaria de Theologia. Foy Guardiaõ do Convento da Arrabida, e outros Conventos Presidente de Capitulo. De muitos Sermoens, que prègou se publicáraõ os seguintes.
Sermaõ do Espozo da Raynha dos Anjos S. Jozé na Cathedral da Cidade de Lisboa. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1698. 4.
Sermaõ da Calenda do Nacimento do Menino Deos no Convento de S. Jozé de Ribamar da Provincia da Arrabida. ibi pelo dito Impressor. 1699. 4.
Sermaõ do Espirito Santo prègado no seu mesmo dia na Cathedral da Cidade de Lisboa. Ibi pelo dito Impressor. 1700. 4.
Sermaõ da segunda Dominga da Quaresma prégado no Hospital Real de todos os Santos da Cidade de Lisboa. Lisboa por Filippe de Souza Villela. 1707.4.
Sermaõ da esclarecida Virgem, e Martyr Santa Barbara protectora dos rayos, e trovoens prégado na Parochial Igreja de Nossa Senhora dos Anjos desta Cidade de Lisboa. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1707. 4.
Sermaõ da alegre, e gloriosa Resurreiçaõ de Christo Nosso Salvador na Parochial Igreja de S. Jozé de Lisboa. Lisboa pelo dito Impressor. 1707. 4.
Sermaõ do admiravel Mysterio da Ascençaõ de Christo prègado no Convento da Esperança de Lisboa. Ibi pelo dito Impressor. 1705. 4.
Remedio admiravel para as dores de dentes descuberto na prodigiosa virtude da Virgem, e Martyr Santa Apollonia sua particular advogada. Lisboa pelo dito Impressor. 1708. 12.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]