ISIDORO DE ALMEYDA natural do Reyno do Algarve donde passou à Universidade de Coimbra, e nella se instruio nas letras amenas para as quais teve insigne genio. Do ocio das Musas se transferio para o tumulto das Campanhas militando com distinçaõ nos exercitos Septentrionaes. Mereceo a primasia na promptidaõ, como no effeito com que dispunha os seus artificios sendo delles famoso theatro a nossa Praça de Mazagaõ quando no anno de 1562. foy sitiada pelo formidavel exercito de Mouros em cujo cerco concorreo com repetidas maquinas para total ruina dos inimigos, e immortal gloria do seu nome. Compoz
Instuçoens militares. Evora por Andre de Burgos 1573. 8. Na Dedicatoria a Martim Gonzalves da Camara lhe diz que por obedecer publicava o quarto livro desta obra em quanto se naõ imprimiaõ os outros. Consta dos Officiaes da Infantaria, que saõ Soldado, Caporal, Sargento, Alferes, Capitaõ, Sargento mòr, Coronel, e Mestre de Campo.
Historia, e Sucessos do Cerco de Mazagaõ. M. S. Conservase no Collegio de Coimbra dos Padres Jesuitas, e nella a vio, e leyo Antonio Viegas em 19 de Janeiro de 1604. como affirma Francisco Galvaõ Maldonado na Bib. Portug. M. S. que vimos. Faz mençaõ deste author Manoel de Faria, e Souza Afric. Portug. cap. 12. n. 5. e eu nas Mem. Polit. e Milit. delRey D. Sebastiaõ Part. 2. liv. 1 . cap. 7. n. 52. 53. 56. cap. 9 n. 66. e 70. cap. 10. n. 72.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]