Fr. IULIAM DA ASCENÇAM natural de Lisboa, e filho de Ioaõ Lopez, e Maria do Loureiro. Nos primeiros annos mostrou o insigne talento, e grande capacidade, para as sciencias de que abundantemente o dotara a natureza. Recebeo o habito de Carmelita Descalso em o Convento patrio de Nossa Senhora dos Remedios a II de Mayo de 1673. para ser immortal credito desta reformada, e douta familia. Dictou Filosofia em o Collegio de Figueirò, e Theologia em o de Coimbra sem postilla conservando na sua monstruosa memoria as citaçoens, e folhas dos Authores allegados para confirmaçaõ das materias especulativas, e moraes que lhe ouviaõ os seus domesticos. Parecendo incrivel este modo de dictar as Faculdades Escholasticas concorreraõ alguns insignes Cathedraticos da Universidade à porta da aula do seu Collegio, e certificados pelos olhos do que tinhaõ ouvido o aclamaraõ por homem unico na felicidade da memoria. Foy dos grandes Pregadores do seu tempo sendo muitas vezes o theatro das suas Oraçoens Evangelicas a Capella Real onde alcançou universal aplauzo de taõ authorizado auditorio. Acometido de huma doença aguda se preparou com actos fervorosos, cantando antes de espirar com voz alta, suave, e devota o Hymno Jesus dulcis memoria, no fim do qual entregou o espirito ao seu Creador em o Convento de Cascaes em o primeiro de Abril de 1699. Dos muitos, e doutissimos pareceres que compoz em Theologia Moral, e Sagrados Canones em que era muito versado, se fizeraõ unicamente publicos pelo beneficio da Impressaõ os seguintes.

Censura in qua resoluitur Regularem in una Diaecesi tantummodó approbatum posse in quacumque et si in ea ab Episcopo approbatus non fuerit, virtute Cruciatae in Confessorem elgi. Sahio no Tom. 1. Quaest. Select. Bullae Cruciat. à D. Laurentio Pires de Carvalho á pag. 548. usque ad 558.

Censura super Quaestionem. An possint Regulares omnes utriusque sexùs virtute Bullae Cruciatae eligere Confessorem exterum Regularem, vel saecularem á inocularem á suo Ordinario approbatum, qui eos ab omnibus peccatis, tam suis Praelatis, quám Summo Pontifici reservatis toties quoties absoluat? Sahio no Tom. 2. Quaes. Select. Bul. Cruciat. a pag. 910. usque ad 928.

Ordo Judicialis Religiosorum. fol. M. S. Conservase entre os seus Religiosos.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]