Fr. FILIPE MOREIRA naceo em Lisboa, onde com beneplacito de seus Pays Domingos Fernandes, e Izabel Esteves, professou o Instituto de Eremita Augustiniano no Convento da Graça a 29. de Março de 1606. O natural genio, que teve para as sciencias o constituhio merecedor dos applausos, que alcançou nas Cadeiras, e nos pulpitos. Depois de receber o gráo de Doutor Theologo em a Universidade de Coimbra a 28. de Outubro de 1618. foy nella Lente da Escritura, de cujo lugar tomou posse a 12. de Outubro de 1633. sendo Censor do Santo Officio o nomeou ElRey D. Joaõ o IV. seu Prégador no anno de 1641. por ser consumado no ministerio da Predica, e outras qualidades, que fazia mais recomendaveis a modestia, e gravidade, de que era dotado, escreve em seu applauso o Mestre Fr. Manoel de Figueiredo Flos Sanct. August. Tom. 4. pag. 137. Falleceo no Convento de Lisboa com opiniaõ de Santidade a 10. de Setembro de 1645. Na Via-Sacra do Collegio dos Eremitas de Santo Agostinho de Coimbra está gravada em seu obsequio a seguinte inscripçaõ.

Fr. Philippus Moreira, Doctor Theologus Cathedrae Vespertinae Sacrae Paginae professor eximius, Regius Concionator egregius, Sanctae Inquistionis Censor gravissimus, gravitate morum spectandus, Religionis Observantia clarus obiit sexagenarius anno Domini 1645. die 10. Septembris. Delle se lembraõ Fr. Ant. à Purif. de Vir. Illustr. Ord. Eremit. D. Aug. lib. 2. cap. 9. e na Chron. da Prov. de Portug. da Ord. de Santo Agost. Part. 2. liv. 7. tit. 1. §. 4. Fr. Ant. da Nativid. Mont. de Coroas. Mont. 2. Cor. 8. n. 45. Joan. Soar. De Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. P. n. 58. Publicou

Sermaõ na Aclamaçaõ d’EIRey Dom Joaõ o IV. prégado em a Universdade de Coimbra no anno de 1640. Sahio nos Applausos da Universid. a ElRey D. Joaõ o IV. Coimbra por Diogo Gomes de Loureiro. 1641. 4.

Sermaõ no Auto da Fé, que se celebrou em Evora a 30. de Junho de 1630. Evora por Manoel Carvalho. 1630. 4.

Sermaõ do Auto da Fé, que se celebrou no Terreiro do Paço desta Cidade de Lisboa em 25. de Junho de 1645. Lisboa por Domingos Lopes Rosa. 1646. 4.

Conceitos Predicativos 4. Tomos. fol. M. S. Conservaõ-se na Livraria do Convento da Graça desta Corte.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]