Fr. FILIPE DOS REMEDIOS naceo em a Cidade de Lisboa, e na Parochial Igreja de N. Senhora das Merces, recebeo primeira graça a 24. de Janeiro de 1699. Com animo mayor, que a idade, deixou a amavel companhia de seus nobres Pays Antonio de Oliveira, e D. Antonia Bautista da Rocha, e Azevedo, para abraçar o sagrado, e penitente Instituto de S. Francisco em o Convento de Santa Maria de Xabregas, Cabeça da Serafica Provincia dos Algarves, onde solemnemente professou a 19. de Março de 1718. Depois de instruido com os estudos escolasticos se applicou com igual disvelo, que fruto à liçaõ da Sagrada Escritura, Historia Sagrada, e profana, Santos Padres, Poetas insignes, e eruditos Filologos, bebendo destas taõ caudelosas fontes a copiosa afluencia de noticias, com que tem ornado as seguintes composiçoens, que muitas dellas estaõ correntes para a impressaõ.

Chronica Sagrada tresladada, da que escreveraõ os quatro Evangelistas, authorizada com as sentenças dos Santos Padres, e Expositores, e parafrazeada com muitas angulares noticias, e erudiçoens das divinas, e humanas letras. Dividida em 4. Tomos. Trata este 1. da geraçaõ eterna do Filho de Deos, da creaçaõ dos Ceos, e da terra, do homem, e tudo o mais que conduz para a Historia, atè o Nacimento temporal do mesmo Senhor. M. S. fol.

Discurso Theologico Moral Espositivo Juridico Historico Ascetico, e Politico, sobre o livro intitulado Vozes do desengano contra a profanidade do luxo. M. S. 4.

Historia do homem mais infeliz, ou vida de Judas Iscariotes, ornada de erudiçoens, e noticias naõ vulgares. M. S. 8.

Imagens do melhor Prototypo. Vidas dos Santissimos Patriarchas Domingos, e Francisco semelhantes na mayor parte das suas acçoens, e successos à de Christo Senhor Nosso. M. S. 8.

Defensa de Joaõ, segundo Patriarcha de Jerusalem, em que he notado por alguns Authores de herege. M. S.

Methodo compendioso para construir com certeza, e facilidade os livros, que os Estudantes chamaõ classicos. M. S. 8.

Opus Eucharisticum, seu Eucharistica Polyanthaea per Dystichos distincta dictis Sanctorum Patrum, & aliquorum Doctorum illustrata. Compoz esta obra para o Certame Eucharistico, que se fez a 29. de Junho, e 4. De Julho de 1724. em o Convento dos Eremitas de Santo Agostinho de Lisboa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]