FILIPE JOZÉ DA GAMA naceo em Cidade de Lisboa a 13. de Agosto de 1713. onde foy Virtuosamente educado por seus Pays Jozè da Sylva França, e Bernarda Maria Leonor. Instruido com os preceitos Grãmaticaes, se applicou à cultura dos estudos severos, ouvindo Filosofia, e Theologia Especulativa, e Moral em a Congregaçaõ do Oratorio desta Corte, em que fez naõ vulgares progressos a sua grande comprehensaõ, e excellente capacidade. Nas Academias foy sempre venerado o seu talento, ou fosse metrificando na lingua Latina, em que he feliz a sua Musa, ou recitando Oraçoens Panegyricas, e Funebres, em que praticou com summa elegancia os preceitos da Eloquencia Foy admittido a Academico Supranumerario da Academia Real da Historia Portugueza a 3. de Setembro de 1738 . Os frutos scientificos, que produzio em idade verde o seu maduro juizo, saõ os seguintes.
Conjugio Excellentissimi Domini D. Joseph de Portugal amplissimi, atque illustrissimi semper Comitis Vimiosii cum praeclarissima, nobilissimaque Domina D. Ludovica de Lorena inclyti Alegretensis Marchionis filia Hymenaeus Luzitanus. Ulyssipone apud Joseph Antonium da Sylva 1728. 4.
In mortem Thomae de Barros, e Almeida. Epycedion. Ulyssipone apud Josephum Antonium da Sylva 1730. 4.
Epigrammatum Decades undecim. Ulyssipone apud Petrum Ferreira Serenissimae Reginae Typog. 1733. 12.
Oraçaõ recitada na Academia Portugueza, e Latina, sendo Prezidente em 29. de Setembro de 1733. Lisboa por Jozè Antonio da Sylva. 1733. 4
Elogio do Illustrissimo Senhor D. Fr. Bartholameu do Pilar, primeiro Bispo do graõ Parà, do Conselho de Sua Mag. e Religioso, que foy da Ordem de N. Senhora do Monte do Carmo, recitado em 24. de Fevereiro de 1734. na Academia Portugueza, e Latina. Lisboa por Miguel Rodrigues 1734. 4. Desta obra faz mençaõ o moderno addicionador da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ Apend. 2. Tit. 23.
Epigrammatum liber unus. Ulyssipone apud Jozephum Antonium da Sylva Regiae Acad. Typ. 1735. 12.
Oraçaõ Funebre na morte do Illustrissimo Senhor D. Manoel Caetano de Sousa, Clerigo Regular, do Conselho de Sua Magestade, Procomissario Geral Apostolico da Bulla da Santa Cruzada, e Censor da Academia Real. Lisboa por Jozè Antonio da Sylva Impressor da Academia Real. 1736. 4.
Mars Lusitanus, sive cantus heroicus panegyricus in Laudem Serenissiimi Domini D. Emmanuelis Lusitaniae Infantis olim Lusitanis versibus á R. P. Ant. dos Reys Congregationis Oratorii, nunc latinis versibus redditus. Ulyssipone 1736. 8.
Maria Santissima na sua Conceiçaõ Immaculada, Aurora Mystica: Oraçaõ Problematica. Lisboa 1737. 4. sem nome do Impressor.
Elogium de D. Gondissalvo Amarantho Ord. Praed. cum Epistola ad Antonium Mendesium Grammaticae Magistrum. Ulyssipone apud Antonium Pedroso Galraõ. 1737 – 4.
Menalcas. Ecloga in obitu Clarissimi Viri Francisci Xaverii Leytaõ Medici Cubicularii Regii Regni Chirurgi Maximi, Regalis Academiae Lusitanae alumni. Ulyssipone ex regiis, atque Academias Typis Sylvianis 1740. 4.
Joannes: Egloga in Natali Suavissimi Pueri Joannis Petri filii clarissimorum Dominorum Thomar Joachim da Costa CorteReal, & D. Theresiae Hieronymae Rosae Mello, e Alvim. Ulyssipone ex Regiis, atque Academias Typis Sylvianis 1741. 4.
Oraçaõ Académica, com que se deu fim em 19. de Outubro de 1742. Ao segundo dia do Certame, que a Academia dos Escolhidos celebrou na Aula da Mathematica do Real Collegio de Santo Antaõ da Companhia de JESUS pela melhoria do Augustissimo Rey D. Joaõ V. nosso Senhor. Lisboa: Na Officina dos herdeiros de Antonio Pedroso Galraõ. 1743. 4.
Proposiçaõ do quinto Imperio Universal. Mostra-se a verdadeira antecedencia, em que se funda a sua materia. Propoem-se, e declara-se a Pessoa deste primeiro Emperador. Prologo, e obra do quinto Imperio. Dedicado ao Serenissimo, e felicissimo Senhor D. Jozè Principe do Brazil. fol. M. S. Consta de 7. capitulos, e no principio de cada hum tem huma estampa debuxada primorosamente com a penna, que allude ao discurso do capitulo, em que està posta. O Author o deu ao Serenissimo Senhor D. Jozè, a quem o dedicára.
Oraçaõ Academica á Soledade da Senhora. M. S.
Traduçaõ dos Elogios Latinos da vida de Christo compostos pelo Padre Luiz Giularis da Companhia de JESUS em Portuguez M. S.
Oraçaõ Problematica de Santo Antonio. M. S.
Oraçaõ Academica, quando se abrio a Academia dos Applicados. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]