Fr. FILIPPE DAS CHAGAS chamado no seculo Filippe Nunes, filho de Belchior Martins, e Guiomar Nunes, naceo em Villa-Real da Provincia Transmontana. Foy muito perito nas Artes da Pintura, e Poetica, e naõ menos versado nas letras humanas, e liçaõ dos Santos Padres. Movido de superior impulso professou em idade muito adulta o Instituto da Ordem dos Prégadores, o qual professou solemnemente no Convento de Lisboa a 4. de Novembro de 1591.
Compoz.
Arte Poetica, e de Pintura, e Symetria com alguns principios da Perspectiva. Lisboa por Pedro Craesbeeck 1615. 4. Sahio com o nome de Filippe Nunes, que tinha em o seculo.
Memorial da confissaõ muy proveitoso para todas as pessoas, particularmente para as que frequentaõ os Divinos Sacramentos, contèm o exame de conciencia, e preparaçaõ para antes, e depois de os receber, e Oraçoens da Paixaõ de Christo. Lisboa por Gerardo da Vinha 1665. 12.
Exercicio da Paixaõ de Christo N. Senhor, repartido por horas, que a alma devota deve trazer entre dia. Lisboa 1626. 12.
Paraphrasis. do Psalmo 118. Beati immaculati com hum modo breve de ter Oraçaõ mental, e meditaçoens da Paixaõ repartidas pelos dias da semana. Lisboa por Jorge Rodrigues 1633. 12.
Rosario de Nossa Senhora. Foy impresso muitas vezes, e ultimamente. Lisboa por Henrique Valente de Oliveira 1654. 12. & ibi por Bernardo da Costa 1694. 12.
Fazem mençaõ deste Author Joaõ Franco Barreto Bib. Portug. M. S. Fr. Pedro Monteiro Claustr. Domin. Tom. 3. pag. 202. Barbos. Comment. ad Ord. Reg. Portug. lib. 4. Tit. 91. §. 14.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]