Fr. FERNANDO SOEYRO nasceo em Lisboa, sendo filho de Paulo Antonio de Mattos, e Maria Dionizia de Padilha, ornados de igual nobreza, que piedade, a cuja amavel companhia preferio com heroica resoluçaõ o sagrado domicilio do Convento de S. Paulo de Almada, onde professou o Instituto da Ordem dos Prégadores a 13. de Julho de 1617. Havendo com grande applauso da sua litteratura ensinado as sciencias escholasticas aos seus domesticos, mereceo pela profundidade, com que penetrou as mayores difficuldades da Theologia, e Escritura Sagrada ser hum dos mayores Letrados do seu tempo, e taõ celebre Orador Evangelico, que o foy de tres Reys successivos, quaes foraõ os Serenissimos D. Joaõ o IV. D. Affonso VI. e D. Pedro II. Em todos os Sermoens, assim Moraes, como Panegyricos fazia huma digressaõ, em que persuadia ao auditorio com affectuosa efficacia a devoçaõ do Rosario da Senhora, como infallivel conductora da Bemaventurança. Foy Prior do Convento de Santarem, e de Bemfica, onde deu claros argumentos da sua madura prudencia, e summa affabilidade. Das esmolas que recebera dos seus Sermoens mandou fabricar hum magestoso Sepulchro cuberto de prata lavrada para depozito do Sacramento em o dia de Quinta feira mayor, e para seu augmento deixou hum juro de trinta mil reis. Cheyo mais de merecimentos, do que annos, falleceo no Convento de Lisboa a 14. de Dezembro de 1674. Compoz.
Sermaõ na Procissaõ, que o Tribunal do Santo Officio de Evora fez ao Convento de Saõ Domingos, de graças a Deos pela liberdade do Senhor Bispo Inquizidor Geral a 9. de Março de 1643. Lisboa por Paulo Craesbeck. 1643. 4.
Sermaõ prégado no Convento da Rosa, que se fez da Beatificaçaõ do grande Summo Pontifice Pio V. em 15. de Outubro de 1672. Lisboa por Francisco Villela 1673. 4.
Commentaria in Primam Partem D. Thomae. Fol. M. S. Conserva-se na Livraria do Excellentissimo Conde da Ericeira. Fazem delle memoria Menezes Portug. Restaur. Tom. 2. pag. 917. Catastroph. de Portug. pag. 136. Fr. Pedro Monteir. Claustr. Dom. Tom. 3. pag. 206. e Fr. Lucas de Santa Catherin. Hist. de S. Doming. da Prov. de Portug. Part. 4. liv. 1. cap. 36.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]