FERNANDO TELLES DE MENEZES natural da Villa de Santarem, e quarto filho de Braz Telles de Menezes, Alcaide mòr de Moura, Camareiro mòr, e Guarda mòr do Infante D. Luiz, e de Dona Catherina de Brito, filha de Ruy Mendes de Brito, e Dona Margarida Figueira sua segunda mulher. Para exercitar os seus marciaes espiritos, e alcançar immortal gloria, a que o estimulava a memoria de seus claros ascendentes, passou à India no anno de 1566. e a primeira occasiaõ, em que deu famosos argumentos do seu valor, foy sendo Capitaõ de huma Fusta da Armada, com que no anno de 1568. abateo o Vice-Rey D. Antaõ de Noronha o orgulho da Rainha de Olala, que se tinha levantado contra o Estado. Naõ mostrou inferior esforço na expediçaõ ordenada no anno 1570. pelo Conde da Atouguia D. Luiz de Attayde para livrar do sitio a Fortaleza de Chaûl, deixando sepultados debaixo dos seus muros innumeraveis inimigos. Sendo eleito pelos Governadores deste Reyno, Governador do Estado da India, practicou todas aquellas maximas politicas, que eraõ conducentes para a conservaçaõ, e credito das Armas Portuguezas. Chegando á India com o lugar de Vice-Rey D. Francisco Mascarenhas Conde de Santa Cruz, lhe entregou o governo, e chegando a Lisboa naõ foy dignamente remunerado como pediaõ os seus grandes merecimentos, ainda que exercitou os lugares de Governador, e Capitaõ General do Reyno do Algarve, General da Armada do Consulado, Conselheiro de Estado, Regedor da Caza da Supplicaçaõ, e Prezidente do Conselho da India, Commendador de Santa Maria de Louzãa da Ordem de Christo, e de Moura em a Ordem de Aviz. Foy cazado com Dona Maria de Noronha, Dama da Rainha D. Catherina filha mais Velha de D. Francisco de Faro 4. Senhor de Vimieiro, Védor da Fazenda d’ElRey D. Sebastiaõ, do Conselho de Estado, e de Dona Mecia de Albuquerque Henriques, Senhora de Barbacena, de quem naõ teve successaõ. Para eternizar o ardente affecto que tinha á Companhia de JESUS, fundou no anno de 1597. em Lisboa o Noviciado com o titulo de N. Senhora da Assumpçaõ situado em huma sua Quinta em Campo-Lide, o qual se mudou para o sitio da Cotovia, onde agora existe. Falleceo em Lisboa a 26. de Novembro de 1605. sendo trasladado da Sancristia da Caza Professa de S. Roque para o Noviciado da Cotovia, onde na Capella mòr ao lado do Evangelho descançaõ as suas cinzas sobre hum magnifico Mausoleo assentado sobre dous Elefantes, no qual juntamente estaõ os ossos de sua illustre consorte, com este epitafio.

Aqui jaz Fernaõ Tellez de Menezes filho de Braz Telles de Menezes Camareiro mòr, e Guarda mòr, e Capitaõ dos Ginetes, que foy do Infante D. Luiz, e de Dona Catherina de Brito sua mulher, o qual foy do Conselho do Estado d’EI-Rey Nosso Senhor, e governou os Estados da India, e o Reyno do Algarve, e foy Regedor da Justiça da Caza da Supplicaçaõ, e Presidente do Conselho da India, e partes Ultramarinas. E sua muIher Dona Maria de Noronha filha de D. Francisco de Faro Védor da Fazenda dos Reys D. Sebastiaõ, e D. Henrique, e de Dona Mecia de Albuquerque sua primeira mulher, os quaes fundaraõ, e dotáraõ esta Caza da Provaçaõ da Cõpanhia de JESU, e tomaraõ esta Capella mòr para seu jazigo. Falleceo Fernão Telles de Menezes a XXVI. de Nove bro de MDCV. e Dona Maria de Noronha a VII. de Março de MDCXXIII.

Fazem delle particular memoria D. Luiz Salaz. e Castr. Hist. Gen. de la Cas. de Sylv. liv. 9. cap. 14. Faria Asia Portug. Tom. 2. Part. 3. cap. 3. §. 2. e cap. 9. §. 2. e 9. cap. 10. §. 8. cap. 20. per totum. Tom. 3. Part. 1. cap. 1. §. 2. Herrera Conquist. de los Assor. liv. 3. fol. 139. e liv. 4. fol. 181. Cardos. Agiolog. Lusit. Tom. 3. pag. 196. no Comment. de 15. de Mayo. letr. M. Franco Imag. da virtud. em o Noviciad. de Lisboa. liv. 1. cap. 2. §. 1. e cap. 3. §. 4. Compoz.

Livro de Cavallarias, que consta de dous Cavalleiros chamados Nanferleste, e Bictapor, que era elle Fernaõ Telles, e o Bispo do Porto seu grande amigo.

Arte de Cavallaria fol. M. S. Esta obra conservava em seu poder Ruy Telles parente do Author.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]