Fr. AGOSTINHO DE SANTA MARIA, naceo na Villa de Estremoz da Provincia do Alentejo a 28 de Agosto de 1642 sendo seus Pays Antonio Pereyra, e Catherina Gomes. Deixxando o mundo, e com elle o nome de Manoel Gomes freyre, com que era conhecido no seculo se recolheo na Religiaõ dos Agostinhos Descalços, onde recebeo o habito em 18 de Dezembro de 1665 na Igreja das Religiosas do mesmo Instituto situada no lugar do Grillo subúrbio de Lisboa, authorizando este acto com a sua presença a Serenissima Raynha D. Luiza Francisca de Gusmaõ insigne Protectora desta Reforma, e foy o primeiro Noviço, que teve neste Reyno. No Cnvento de Evora aprendeo as sciencias mayores, e fazendo nellas grandes progresos, mayores foraõ os que fez nas virtudes, principalmente na exacta observância dos seus Estatutos merecendo dignamente ocupar os mayores lugares da Religiaõ, como foraõ Chronista da Ordem, Prior do Convento de Evora, Secretario da Provincia, Definidor três vezes, e ultimamente Vigario Geral de toda a sua Congregaçaõ. Passou o largo espaço da sua vida continuamente aplicado à liçaõ dos livro, de que nunca se absteve ainda quando já o dispensava a sua idade decrepia gravemente atenuada pelo rigor dos jejns, e disciplinas, e o que causa mayor admiração foy, que sem socorro de Amanuense escrevesse perfeitamente pela sua maõ, sem usar os óculos, os muitos livros históricos, e ascéticos, com que ilustrou a Republica Litteraria. Foy cordial devoto de Maria Santissima, em cujo obsequio lhe dedicou a mayor parte dos seus trabalhos, e vigílias estudiosas querendo por este modo inspirar em os coraçoens dos Catholicos hum ardente affecto para taõ augusta Princeza. Quando contava a provecta idade de 86 annos estava taõ robusto o seu espirito, que jejuou a paõ, e agua a Semana Santa próxima à sua morte, que succedeo na sesta feira 2 de Abril de 1728 depois de Dominga de Pascoa tendo celebrado Missa em dia taõ grande, e festivo. Foy sepultado o seu Cadaver no Sabbado in Albis no Convento de N. Senhora da Boa Hora de Lisboa. Com grandes elogios celebraõ a sua memoria o Padre D. Manoel Caetano de Souza in Expen. Hispan. Apostol. S. Jacob. Major., tom 1, pag. 733 n 1709. Quibus omnibus (falla dos seus livros). Vir religiosissimus eruditionem, & pietatem spirat; e no Tom 2, pag. 972 n 2302. Vir fuit omnibus virtutibus ornatos, & illibatum sempre servavit virginitatis florem, utpote qui fuit Beatissimae Reginae Virginum deditissimus. O Benefic. Franc. Leyt. Ferreir. Not. Hist. da Univ. de Coimb., pag. 457 n 977. Benemerito das letras, e já decrepito nos annos depois de ter dado à luz em muitos livros compostos piamente os sazonados frutos da sua estudiosa erudição foy gozar dos da eterna vida aos 3 de Abril, devendo dizer 2 D. Pedro Hieron. Fernand. Cathedratico de Leys na Universidade de Huesca in Opusc. Hist. Lat. Marian. Jacob., pag. 64 e 110 lhe chama Celebris Scriptor. Cathalogo das obras impressas:
Historia da Real fundação do Convento de Santa Monica da Cidade de Goa Corte do Estado da India, e do Imperio Lusitano do Oriente. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ, 1699, 4.
Historia da vida admirável, e acçoens prodigiosas da Veneravel Madre Sor Brizida de Santo Antonio. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1701, 4.
Exemplo raríssimo da paciencia, e vida prodigiosa, e singular da Santa, e admirável Virgem Santa Liduvina escrita em latim por Fr. João Brugmano da Ordem dos Menores de Flandes seus Confessor, recopilada por Fr. Lourenço Surio Cartuxo, novamente traduzida, e disposta em forma de Historia, em a língua Portuguesa. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1703, 4.
Adeodato contemplativo, e universidade de Oraçaõ, dividida em três classes pelas trez vias Purgativa, Illuminativa, e Unitiva. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1713, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens milagrosas de N. Senhora, e das milagrosamente aparecidas, que se veneraõ na Corte, e Cidade de Lisboa. Tom 1. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1707, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das imagens milagrosas, que se veneraõ no Arcebispado de Lisboa. Tom 2. Lisboa pelo mesmo Impressor, e anno, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens, & c. que se veneraõ em os Bispados da Guarda, Lamego, Leyria, e Portalegre sufragâneos do Arcebispado de Lisboa, Priorado do Crato, e Prelazia de Thomar. Tom 3. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1711, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens, &c. que se veneraõ em o Arcebispado Primaz de Braga, e seus sufragâneos. Tom 4. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1712, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens, &c. que se veneraõ nos Bispados do Porto, Viseu, e Miranda. Tom 5. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1716, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia dos Imagens &c. que se veneraõ no Arcebispado de Evora, e Bispado do Algarve, e Elvas. Tom 6. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1716, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens, que nos ficáraõ por referir nos seis tomos antecedentes por falta de inteira noticia. Tom 7. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1721, 4.
Sanctuario Mariano, e Historia das Imagens &c. que se veneraõ em a India Oriental, e mais conquistas de Portugal, Asia, Insular, Africa, e Ilhas Filipinas. Tom 8. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1720, 4.
Sanctuario, e Historia das Imagens &c. que se veneraõ em o Arcebispado da Bahia, e mais Bispados de Pernambuco, Paraiba, Rio Grande, Maranhaõ, e Grão Pará. Tomo 9. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1722, 4.
Sanctuario, e Historia das Imagens &c. que se veneraõ em todo o Bispado do Rio de janeiro, e Minas, e em todas as Ilhas do Occeano Tom 10. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1724, 4.
Rosas do Japaõ colhidas na Igreja do Japão I part. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1709, 4.
Rosas do Japaõ & c. 2 parte. Lisboa por Pedro Ferreira, 1724, 4.
Triumvirato espiritual, e histórico nas prodigiosas vidas de três insignes Varoens, o Veneravel Padre Diogo Ortis, o Veneravel D. Fr. Agostinho da Corunha Bispo de Popayan, e do Ven. Irmaõ Bartholomeu Lourenço Portuguez da Companhia de Jesus. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ, 1722, 4.
Historia tripartida compreendida em três tratados. No 1 se descrevem as vidas dos Santos Martyres Verissimo, Maxima, e Julia Irmaõsm, Padroeiros de Lisboa, e do Real Mosteiro de Santos. No 2 se dá noticia da vinda, pregação do Apostolo São Tiago às Espanhas, e origem da sua esclarecida Ordem, e de seus nobilíssimos Mestres Portuguezes. No 3 se descrevem os princípios do Real Convento de Santos, e a noticia das suas ilustres Commendadeiras desde o anno de 1212 até aos nossos tempos. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1724, 4.
Celeste, e devota Filotea, e tesouro de espirituais riquezas de santos exercícios com que as almas devotas podem crecer muito nas virtudes, e no amor, e devoção de Jesus, e de Maria. Lisboa pelo dito Impressor, 1721. Novena de Nossa Senhora da Nazareth venerada no sitio da Villa da Pederneira com a relação da sua fuga de Nazareth para o Egipto onde assistio sete annos, e da perigrinaçaõ da sua Santissima Imagem de Nazareth à Cidade de Belem. Lisboa por Jozeph Manescal Impressor da Serenissima Casa de Bragança, 1721, 24.
Exame de consciência particular, e geral. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ, 1704, 12. Compendio das graças, e indulgencias, e mais bens espirituais de que gozaõ, e participaõ os Irmaõs da Confraternidade de N. Senhora de Cpacavana sita na Igreja do Real Convento de N. Senhora da Conceiçaõ do Monte Olivete de Religiosos Agostinhos Descalços extramuros da Cidade de Lisboa. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ, 1714, 12.
Cathalogo das obras traduzidas.
Da língua latina do Padre Jacob Merostio na Portuguesa: O caminhante christaõ que dirige a sua jornada à pátria espiritual. Lisboa por Antonio Pedroso Galtaõ, 1721, 12.
De Italiano do Padre Paulo Segneri da Companhia de Jesus as duas seguintes obras:
O Inferno aberto para que o ache fechado o Chritaõ disposto em varias cosideraçoens. Lisboa pelo dito Impressor, 1724, 12.
O Confessor instruído. Lisboa pelo dito Impressor, 1725, 16.
De Italiano do Padre Sancti Chicarelli Geral da Religião dos Padres Ministros dos Enfermos:
Breve disposição espiritual, que deve fazer todo o Christaõ para estar sempre aparelhado para a morte. Lisboa por Jozé Lopes Ferreira Impressor da Rainha nossa Senhora, 1716, 24.
De Castelhano do Padre Francisco de salazar Jesuita: Affecos, e consideraçoens devotas sobre os quatro Novissimos acrescentados aos exercícios da primeira semana de Santo Ignacio de Loyola. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1716, 12. De Castelhano:
Meditaçoens, e suspiros do glorioso Doutor da Igreja Santo Agostinho. Lisboa pelo mesmo Impressor, 1727, 12.
Obras que estavaõ prontas para a impressão:
Chronologia Sacra, e profana dividida em 2 Tomos: o primeiro desde os princípios do Mundo até a vinda de N. Senhor Jesus Christo; o segundo desde a vinda de Christo até os nossos tempos, M. S.;
Vida da Madre Sor. Maria da Assumpçaõ Agostinha Descalça do Real Convento das Descalças de Santo Agostinho de Lisboa.; Chronica das Religiosas Agostinhas Descalças de Lisboa M. S.;
Vida, e virtudes da Vem. Sor. Mariana de S. Simeaõ Religiosa Descalça de Santo Agostinho, e Fundadora dos Conventos de Almança, e Corpus Christi de Murcia em Espanha M. S.;
Exercicio celeste, e thezouro de espirituais riquezas, e graças sobre as devoções particulares de N. Senhora M. S.; Jerarchia espiritual com as Vidas dos Santos Varoens ilustres da Ordem de santo Agostinho M. S.;
Meditaçoens, Soliloquios, e Manual de santo Agostinho traduzidos em Portuguez M. S.;
Historia dos Sanctuarios de Christo Crucificado, que se veneraõ neste Reyno. Para esta obra tinha junto muitas noticias, mas naõ a pode concluir por lhe roubrem o que já della tinha composto, como o mesmo Author nos certificou.
[Bibliotheca Lusitana, vol. I]