P. FERNANDO DE QUEYROS natural da Villa de Canavezes em o Bispado do Porto, filho de Domingos Meirelles, e Paula Ribeira. Quando contava a florente idade de quatorze annos entrou em a Companhia de JESUS a 26. de Dezembro de 1631. com resoluçaõ taõ heroica, que querendo violentamente impedilla seu irmaõ, o naõ pode conseguir. Depois de estudar as letras humanas, que soube com perfeiçaõ, alcançada faculdade dos Superiores, partio com vinte, e dous Religiosos Jesuitas em a náo Almirante, em que hia embarcado o Vice-Rey Pedro da Sylva, e aportou felizmente a Cochim a 22. de Novembro de 1635. Aprendidas as Sciencias severas as dictou aos seus domesticos com grande applauso do seu nome. Foy Reytor do Collegio de Tanà, e de Baçaim, Preposito da Caza Professa de Goa, e ultimamente Provincial, em cujo governo defendeo a izençaõ das Igrejas de Salsete, para naõ serem Vizitadas pelo Ordinario no tempo que possuia a Mitra Primacial do Oriente D. Fr. Antonio Brandaõ, que fora Monge Cisterciense. Foy Deputado do Santo Officio da Inquisiçaõ de Goa, de que tomou posse a 29. de Outubro de 1659. e eleito Patriarcha de Etiopia pelo Principe Regente D. Pedro. Morreo no Collegio de S. Paulo de Goa a 12. de Abril de 1688. com 71. annos de idade, e 57. De Companhia. Jaz sepultado na Caza Professa de Goa. Fazem delle breve mençaõ Franco Imag. da Virt. do Nov. de Coimb. Tom. 2. pag. 616. e D. Ant. Caetano de Sousa. Cathal. dos Patriarchas da Etiop. Compoz.

Historia da vida do Veneravel Irmaõ Pedro do Basto Coadjutor temporal da Companhia de JESUS, e da variedade de successos, que Deos lhe manifestou. Lisboa por Miguel Deslandes 1689. fol.

Conquista temporal, e espiritual do Oriente. Desta obra faz mençaõ no liv. 3. cap. 2. pag. 262. da obra precedente.

Controversiarum Tomi duo. M. S.

Perfeito Missionario. Nesta obra confutava os erros de todas as Seitas Orientaes, à qual tendo applicado summo desvello a naõ pode concluir impedido pela morte. Outras muitas obras, que pertencia publicar, se perderaõ fatalmente no incendio, que de 4. para 5. de Dezembro do anno de 1664. devorou grande parte do Collegio de Goa, como elle escreveo no Prologo da vida do Irmaõ Pedro do Basto.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]