FERNANDO GOMES DE CABREIRA natural da Villa de Olivença, Praça de Armas em a Provincia do Alentejo, onte teve por Pays a Fernando Gomes de Cabreira, e a D. Catherina Pegada do Rio. Foy Cavalleiro da Ordem de Christo, e Capitaõ de Cavallos na guerra, que esta Coroa teve com a de Castella, no anno de 1640. e os seguintes onde fez açoens merecedoras da enveja de seus companheiros. Teve grande inclinaçaõ ao estudo da Historia profana, e principalmente à Genealogia, em que deixou eternizada a sua erudiçaõ. Cazou com D. Catherina Pimenta, filha de Antonio Mendes Coelho, e Mecia Lopes Pimenta de quem naõ teve geraçaõ. Compoz

Nobiliario das principaes Familias da Villa de Olivença sua patria. O motivo, que o impellio a fazer esta obra foy, que sendo tomada pelos Castelhanos a Praça de Olivença sua Patria no anno de 1657. onde se achou, como relata o Conde da Ericeira Portugal. Restaur. Tom. 2. p. 42. se passou com grande parte dos seus moradores para Beja, e prevendo o estrago, que se executaria nos Cartorios com a perda daquella Praça para que naõ se extinguisse na posteridade a memoria dos illustres filhos que produzira, escreveo aquellas memorias Genealogicas, cujo original conservava em seu poder Joaõ de Brito Botelho de Lobos, morador na rua de Alconchel da Cidade de Evora.

Noticia das couzas da Europa M. S. Dedicado a D. Joaõ da Costa Commendador, e Alcaide mór da Villa de Castro Marim ao tempo que governava as Armas da Provincia do Alentejo. Começa. He França hum dos mayores Reynos da Europa. Acaba com a Coroaçaõ de Luiz XIV. O 2. Tom. he Historia de Castella, e acaba com o levantamento de Catalunha. Em aplauso desta obra fez o seguinte soneto Joaõ Franco Barreto, o qual traz na Bib. Portug. M. S. fallando deste Author.

Debaixo de outro Ceo, de outras Estrellas

Gama atrevido sulca o mar profundo,

E descobre primeiro hum mundo ao mundo

Por collocar seu nome ao longo dellas.

Gomes sem que desfralde as brancas vellas

Nem ouça os roncos do Austro furibundo

Faz que o seu no Orbe fique sem segundo

Mostrandonos de Europa as cousas bellas.

Ambos saõ dignos de immortal memoria

Hum mais que Tifeo, e Jason experto,

Mais que Livio, e Salustio outro erudito:

Ambos pois viviraõ com igual gloria

Gama, pelo emisferio descuberto,

Gomes pelo Europeo Volume escrito.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]