D. FERNANDO DE MENEZES chamado o Narizes, foy filho 3. de D. Duarte de Menezes Conde de Viana, Alferes mór d’ElRey D. Duarte, e D. Affonso V. Capitaõ de Alcacere, e Alcaide mòr de Beja, e de Dona Izabel de Castro sua 2. mulher filha de D. Fernando de Castro Governador da Caza do Infante D. Fernando. Herdou com o nacimento o valor heroico dos seus Mayores, de que deu claros argumentos na Regiaõ de Africa. Foy cazado com D. Izabel de Castro filha de D. Diogo de Castro Capitaõ de Evora, e de Dona Brites Pereira filha de Joanne Mendes Pereira. Estando cativo em Fez, onde morreo, assistio ao martyrio do Veneravel P. Fr. André da Rosa, ou de Espoleto, por ser natural desta Cidade, que succedeo a 9. de Janeiro de 1532. cujas circunstancias relatou em huma larga carta escrita a seu Pay, a qual começa.

Là lhe tenho escrito como a esta Cidade era vindo hum Frade da Observancia. Acaba. Praza ao Senhor Deos, que lhe dé o paraizo, e a nòs dé a sua Fé. Amen.

Esta carta levou para França o Senhor D. Antonio filho do Infante D. Luiz, donde a trouxe a este Reyno o Doutor Christovaõ Soares de Abreu Secretario da Embaixada naquella Corte, e depois Rezidente, a qual communicou ao Licenciado Jorge Cardoso, como escreve no Agiol. Lusit. Tom. I. pag. 94. no Comment. de 9. de Janeiro. letr. C.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]