D. FERNANDO DA CRUZ naceo em Lisboa no anno de 1629. de Pays de conhecida nobreza. Desde a infancia mostrou natural inclinaçaõ para o exercicio das virtudes, de tal sorte que fugindo do tumulto do seculo em idade de dezoito annos buscou a tranquilidade a que aspirava o seu espirito em o Claustro dos Conegos Regulares de Santo Agostinho recebendo o Habito no Real Convento de Santa Cruz de Coimbra em 3. de Mayo de 1647. Conhecendo que na carreira dos estudos Escholasticos era infructuoso o disvello que a elle dedicava, os deixou preferindolhe a continua contemplaçaõ dos bens celestiaes, que interrompia com a liçaõ dos Livros Asceticos, que lhe serviraõ de Mestres para escrever os muitos que para beneficio das almas publicou. Cheyo de annos que chegavaõ a outenta e hum, e muito mais de obras meritorias espirou placidamente no Convento de Santa Cruz a 29. de Outubro de 1710. Compoz

Amores de MARIA Santissima Mãy de Deos, e Senhora nossa em amorosos Colloquios à mesma Senhora. Lisboa por Domingos Carneiro. 1682. 8. & ibi na Officina Rita-Cassiana. 1737. 8.

Escola do amor de MARIA Santissima dividida em trez Classes; da imitaçaõ das suas virtudes; dos exemplos, e seus favores, e no exercicio de seu louvor. Lisboa por Domingos Carneiro. 1685. 8.

Coroa de Excellencias, e Louvores da Rainha dos Anjos. Juntamente com esta obra Corona aurea purissimi amoris Genitricis Dei MARIAE ignitis jaculis inserta, & canticis suavibus illustrata. Ulyssipone apud Dominicum Carneiro. 1689. 12.

Thezouro escondido D. Brites Catherina de Abreu, seus Colloquios amorozos com Deos; breve noticia de suas virtudes. Lisboa pelo dito Impressor. 1689. 4.

Ainda que este Livro sahio em nome do Padre Antonio Lopes, he certamente de D. Fernando da Cruz Tio de Dona Brites Catherina de Abreu, e seu Confessor, e se verifica pela firma da Carta 14. pag. 108. do mesmo Livro que he Tio F. letra inicial de Fernando.

Divina Filomena de amorosos affectos a Christo Crucificado. Lisboa por Domingos Carneiro. 1690. 12.

Paraizo das Esposas de Christo em huma Novena á Virgem MARIA Senhora Nossa para as Freiras da Madre de Deos. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira. 1690. 12.

Alivio das doenças, e disposiçaõ para huma preciosa morte, Oraçoens, Actos de Fè, e amor de Deos. Lisboa por Domingos Carneiro. 1691. 8.

Joya riquissma dos Coraçoens Limpos JESUS Sacramentado. Lisboa pelo dito Impressor. 1692. 12.

Novena antes da Festa do Natal para as Religiosas da Conceiçaõ de Marvilla. Lisboa por  Manoel Lopes Ferreira. 1693. 12.

Despertador do Amor Divino em huma Irmandade entre Religiosas consagrada ao dulcissimo incendio das almas, á deliciosa prenda dos Coraçoens á Divina Pessoa do Espirito Santo, Vida dos Justos, e premio dos Bemaventurados. Lisboa por Miguel Deslandes. 1695. 8. e Coimbra por Joaõ Antunes. 1698. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]