D. FERNANDO primeiro do nome II. Duque de Bragança, Marquez de Villaviçosa, e Conde de Barcellos, Ourem, e Arrayolos, filho segundo de Dom Affonso I. Duque de Bragança, e de Dona Brites Pereira filha herdeira do insigne Heroe Nuno Alvares Pereira Condestavel de Portugal, Conde de Ourem, e de Barcellos, e de D. Leonor de Alvim naceo no anno de 1403. Taõ illustre foy o berço que lhe deu a fortuna, como perspicaz o juizo, e maduro talento de que o ornou a natureza confiando da sua prudente direcçaõ os Monarchas D. Duarte, e D. Affonso V. as mayores emprezas assim politicas, como militares. Na Armada expedida contra Tangere no anno de 1437. de que era General o Infante D. Henrique, exercitou o posto de Condestavel, em cuja expediçaõ deu claros argumentos do valor do seu peito chegando a rubricar com o proprio sangue aquellas adustas campanhas. Deste belicozo genio foy celebre theatro a Praça de Ceuta, quando em o anno de 1445. foy eleito Capitaõ General por Affonso V. em cujo governo se fez igualmente amado dos naturaes, e temido dos inimigos. Sendo chamado à Corte onde infructuosamente intentou conciliar o animo de Affonso V. com seu Tio o Infante D . Pedro, se restituhio a Ceuta em o anno de 1449. para continuar as prudentes direcçoens do seu governo. Voltando ao Reino lhe expressou ElRey com singulares significaçoens de agradecimento a zelosa actividade, e vigilante providencia, que applicara para que as nossas armas triunfassem tantas vezes dos Sequazes de Mafoma. Acompanhou a Affonso V. nas expediçoens que fez a Africa, sendo a primeira no anno de 1457. e a segunda quando a 7. de Março de 1463. se embarcou para a infeliz empreza de Tangere levando o Duque D. Fernando alistadas setecentas lanças, e dous mil Infantes à sua custa. Conhecendo o mesmo Monarcha a madureza do seu talento o deixou por Governador do Reyno com poder dispotico assim em o politico, como em o militar quando terceira vez passou a Africa no anno de 1471. Depois de ter illustrado o seu nome com acçoens dignas da posteridade, falleceo em Villa Viçosa em o 1. de Abril de 1478. quando contava setenta e cinco annos de idade. Jaz em o Convento dos Eremitas de Santo Agostinho de que he padroeira a Serenissima Casa de Bragança com este breve epitafio

Aqui jaz D. Fernando o II. Duque de Bragança.

Cazou em 28. de Dezembro de 1429. com Dona Joanna de Castro filha herdeira de D. Joaõ de Castro Senhor do Cadaval, Peral, e do Reguengo de Campores, e de Dona Leonor da Cunha Giraõ filha de Martim Vasques da Cunha I. Conde de Valença, e Dona Thereza Telles Giraõ, de cujo matrimonio teve a D. Fernando segundo do nome, e III. Duque de Bragança, D. Joaõ Marquez de Monte mòr o novo, D. Affonso Conde de Faro, D. Alvaro de Portugal; D. Antonio, D. Izabel, D. Brites Marqueza de Villa Real, Dona Guiomar, que cazou com D. Henrique de Menezes Conde de Loulè, e Dona Catherina que esteve ajustada para cazar com D. Joaõ Coutinho III. Conde de Marialva, o qual por morrer na Conquista de Arzilla em o anno de 1471. senaõ effeituou. Fazem memoria do Duque D. Fernando Ruy de Pin. Chron. de D. Duart. cap. 16. Nunes de Leaõ Chron. de D. Duart. c. 7. 8. E 25. Goes Chron. do Principe D. Joaõ cap. 21. Faria Afric. Portug. cap. 6. num. 5. Menezes Hist. de Tangere liv. 1. num. 26. pag. 19. Souza Hist. Gen. da Caz. Real Portug. Tom. 5. liv. 6. c. 3. Compoz

Voto que deu a ElRey D. Duarte ácerca de naõ dilatar as Cortes, que tinha convocado logo que subio ao trono. Começa. Eu ouvi dizer, e sahio impresso na Hist. Geneal. assima allegada pag. 109.

Voto àcerca de que se era licito entregar Ceuta pelo resgate do Infante D. Fernando M. S. Conserva-se na Livraria do Marquez de Gouvea Mordomo mòr de que fazem mençaõ Joaõ Franco Barreto na Bib. Lusit. M. S. e Souza na Histor. Geneal. assima allegada pag. 114.

Carta escrita de Villa Viçosa a 22. de Julho de 1468. a D. Affonso V. sendo consultado por este Principe sobre quem havia preceder, se D. Joaõ filho do Conde de Villa Real, se D. Affonso de Vasconcellos filho de D. Fernando de Cascaes. M. S. Por este ultimo resolveo o Duque.

Carta escrita de Villa Viçosa em 19. de Outubro de 1468. a ElRey D. Affonso V. sobre o seu Casamento com a Infanta Dona Izabel filha de Henrique IV. de Castella. Impressa na Hist. Geneal. da Caz. Real assima allegada pag. 150.

Carta escrita de Villa Viçosa a 2. de Março de 1469. a D. Affonso V. sobre a negociaçaõ precedente. Impressa na dita Hist. Genealog. pag. 156.

Voto ácerca de casar D. Afonso V. com a Princeza Dona Joanna filha de Henrique IV. de Castella. Impressa na dita Hist. Gen. pag. 166.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]