ANTONIO, Eremita da Serra d’Ossa. Nem Barbosa, nem algum outro dos nossos bibliographos souberam até agora transmittir‑nos quaesquer circumstancias ou particularidades da vida d’’este escriptor, limitando‑se a dizer que elle compozera:

366) (C) Declaração brevemente trazida sobre os sete Psalmos da Penitencia em linguagem portuguez, dedicada a seu irmão em Christo o virtuoso e devoto pobre Tristão, Provincial de todas as provincias da Serra d’Ossa, e vida eremitica de S. Paulo primeiro Ermitão, por Antonio, ermitão, seu irmão em Jesu Christo. Lisboa, por Germão Galharde. 1544.

Barbosa, o Catalogo da Academia, e José Augusto Salgado na Bibl. Lus. Escolhida, todos mencionando esta obra, calaram o formato d’ella, o que é prova de que nenhum a viu, e de que os dous ultimos não fizeram mais que copiar o primeiro. Mas Antonio Ribeiro dos Sanctos, na sua Mem. para a Hist. da Typ. do seculo XVI, a pag. 101, diz expressamente ser em 8.º, e o repete a pag. 118, accrescentando que vira um exemplar, que fora do P. Fr. Manuel de S. Damaso, da mesma Ordem. Aqui me parece que houve descuido da parte do douto academico, se quiz, como julgo provavel, falar de Fr. Manuel de S. Damaso, que foi bibliothecario do convento de S. Francisco da Cidade, e possuidor de varias obras raras e curiosas: porque este era da ordem de S. Francisco, e não da de S. Paulo, a que consta pertencera o eremita Antonio.

Seja porém o que fôr, é certo que a Declaração sobre os Psalmos é obra rarissima, e que ainda até hoje não poude examinar.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]