OBRA COMPLETA DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
ATUALIZADA E ANOTADA
Direção: José Eduardo Franco e Pedro Calafate
Apresentação
A vida, ação e a obra do Padre António Vieira têm merecido nas últimas décadas um interesse redobrado dos investigadores, professores e cultores da língua e da cultura portuguesas. Sendo Vieira uma das figuras mais proeminentes e multifacetadas da história de Portugal e do Brasil, diversos estudos têm vindo a lume nas mais variadas áreas de conhecimento sobre este autor (literatura, história, ciência política, teologia, filosofia, filologia, economia, antropologia, sociologia, direito, gestão, astrologia, astronomia…), os quais têm contribuído para chamar a atenção para a dimensão e importância do percurso deste pregador jesuíta, assim como para valorizar justamente o lugar da sua obra no quadro da cultura ocidental. Neste sentido, na sequência das comemorações do IV Centenário do nascimento do Padre António Vieira, realizadas entre 2008 e 2010, entendemos que o melhor legado que poderemos deixar à posteridade será promovermos um trabalho de edição sistemática da sua obra, capaz de torná-la conhecida e acessível ao grande público e divulgada internacionalmente.
Contando com a colaboração de especialistas e investigadores que se têm dedicado aos estudos vieirianos ou afins, pretendemos preparar uma edição bilingue (em língua portuguesa, normalizada pelo acordo ortográfico, e em língua inglesa), em suporte de papel e em suporte digital, da Obra Completa do Padre António Vieira.
Carácter inovador do projeto:
Ultimamente muito se tem dito e escrito sobre Vieira, mas não existe uma edição da obra global e atualizada deste pregador barroco. Pensamos que uma obra desta natureza poderá constituir um contributo inédito, necessário e de referência obrigatória para promover o conhecimento, a divulgação, a investigação e facilitar o ensino da obra do Padre António Vieira, figura eminente das nossas Letras.
Plano da Obra Completa de Padre António Vieira em 30 volumes:
- 8 Volumes:
- Correspondência organizada cronologicamente.
- 15 Volumes:
- Sermões organizados por áreas temáticas.
- 5 Volumes:
- Obras proféticas de Vieira (Esperanças de Portugal, História do Futuro, Clavis Prophetarum, Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício).
- 2 Volumes:
- Escritos económicos, políticos, sociais, relações de viagens missionárias e outros textos.
Obras Complementares:
Dicionário: Padre António Vieira
Coordenação: José Eduardo Franco e Pedro Calafate
Comissão Científica Internacional: Alcir Pécora, Ana Leal Faria, Carlos Maduro, Carlota Miranda, João Duque, João Francisco Marques, José Carlos Miranda, Luís Filipe Barreto, Luís Filipe Silvério Lima, Luís Machado de Abreu, Manuel Curado, Margarida Miranda, Mário Garcia, Micaela Ramon, Valmir Muraro
Apresentação resumida do projeto
A vida, ação e a obra do Padre António Vieira têm merecido nas últimas décadas um interesse redobrado dos investigadores, professores e cultores da língua e da cultura luso-brasileira. Sendo Vieira uma das figuras mais proeminentes e multifacetada da história de Portugal e do Brasil, diversos estudos têm vindo a lume nas mais variadas áreas de conhecimento sobre este autor (literatura, história, ciência política, teologia, filosofia, filologia, economia, antropologia, sociologia, direito, gestão, astrologia,…), as quais têm contribuído para chamar a atenção no que respeita à dimensão gigantesca do significado da história deste pregador jesuíta, assim como para valorizar justamente a importância da sua obra no quadro da cultura e língua lusófona, em nome da qual Fernando Pessoa elevou este jesuíta ao estatuto de “Imperador da Língua Portuguesa”. Assim sendo, na perspetiva da comemoração do centenário do nascimento do Padre António Vieira que se realizou em 2008, entendemos necessário e útil realizar uma síntese crítica atualizada do muito que se tem estudado e produzido em torno desta figura cimeira do barroco, em que se destaque as muitas possibilidades de pesquisa e de aprofundamento que a vida, pensamento e produção literária pletórica deste autor ainda permitem desenvolver. Contando com a colaboração internacional de diversos especialistas e investigadores que se têm dedicado aos estudos vieirianos ou afins, pretendemos preparar um Dicionário multimédia do Padre António Vieira que faculte aos investigadores, estudantes, professores e outros interessados em geral um conhecimento muito sintético e pedagógico de António Vieira na sua relação com a cultura luso-brasileira.
Caráter inovador do projeto:
Ultimamente muito se tem dito e escrito sobre Vieira, mas falta uma obra de síntese crítica atualizada que tenha em linha de conta os diversos contributos que têm sido publicados a nível internacional sobre este pregador genial da época barroca luso‑brasileira. Pensamos que uma obra desta natureza poderá constituir um contributo inédito, necessário e de referência obrigatória para promover o conhecimento, a investigação e facilitar o ensino da obra do Padre António Vieira, figura eminente das nossas Letras que, como se sabe, consta dos programas de estudo das nossas escolas e das nossas universidades.
DICIONÁRIO:
Exemplos de entradas.
AFONSO HENRIQUES
ALEXANDRE HERCULANO
ALMEIDA GARRETT
AMOR
ANABAPTISTAS
ANDRÉ FERNANDES
ANDREONI ANTONIL
ANÍBAL PINTO DE CASTRO
ANTERO DE QUENTAL
ANTIVIEIRISMO
ANTÓNIO SÉRGIO
APOCALIPSE
BAHIA
BANDARRA
BARROCO
BENASSÉS BEN ISRAEL
BÍBLIA
BIÓGRAFOS
BRASIL
CAMÕES
CARTAS
CENTENÁRIOS
CIÊNCIA
CINEMA
CLÁSSICOS
CLAVIS PROPHETARUM
CLERO
COLÉGIO DA BAÍA
COMPANHIA DE JESUS
CONDE DE CASTELO MELHOR
CONFESSORES
CONSELHO DE ESTADO
CRÍTICA SOCIAL
D. AFONSO VI
D. JOÃO IV
D. PEDRO II
DANIEL
DAVID
DEFESA PERANTE O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO
DEMOCRACIA
DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES
DEUS
DIPLOMACIA
DIREITO NATURAL
DOMINICANOS
DUARTE RIBEIRO DE MACEDO
DUNS SCOTTO
EÇA DE QUEIROZ
ECONOMIA
ENSINO (DE VIEIRA)
ESCLAVAGISMO
ESCOLA DE SALAMANCA
ESPANHA
ESPERANÇAS DE PORTUGAL
ESPIRITUALIDADE
ESTADO NOVO (BRASIL/PORTUGAL)
ESTUDIOSOS
EVANGELIZAÇÃO
EXPERIÊNCIA
FERNANDO PESSOA
FILOLOGIA
FRANÇA
GONÇALO TENORIO
GOVERNO
GREGÓRIO DE MATOS
GUERRA
GUERRA JUSTA
HISTÓRIA DE PORTUGAL
HISTÓRIA DO FUTURO
HISTÓRIA UNIVERSAL
HOLANDA
HUMANISMO
ICONOGRAFIA
IGREJA
ÍNDIOS
INQUISIÇÃO
ITÁLIA
JOÃO LÚCIO DE AZEVEDO
JOAQUIMISMO
JOGO
JOSÉ RÉGIO
JOSÉ SARAMAGO
JUDAÍSMO
JUSTIÇA
LAS CASAS
LIBERALISMO
LITERATURA
LIVRE ARBÍTRIO
LOUCURA
LUÍS ANTÓNIO VERNEY
LUÍS DE MOLINA
MACHADO DE ASSIS
MANUEL BORGES GRAINHA
MAR
MARANHÃO
MARGARIDA VIEIRA MENDES
MARQUÊS DE POMBAL
MEDIEVAIS
MEMÓRIA
MESSIANISMO
MIGUEL TORGA
MILENARISMO
MISSÕES
MITO
MONARQUIA
MORTE
MULHERES
NATUREZA DIFICULTOSISSIMA
NEOLOGISMOS
NOBREZA
OBSCURIDADE
OLIVEIRA MARTINS
ORÁCULOS SIBILINOS
ORIENTE
ORÓSIO
PADRES DA IGREJA
PAIXÃO
PAPADO
PAZ
PECADO FILOSÓFICO
PERNAMBUCO
PLATÃO
PODER
POLÍTICA
PORTUGAL
POVO
PREGAÇÃO
PRETOS
PROBABILISMO
PROFECIAS
QUINTO IMPÉRIO
RAZÃO DE ESTADO
REALISMO
RECEPÇÃO NA CULTURA PORTUGUESA
RESTAURAÇÃO
RESTAURAÇÃO AMAZONAS
ROMA
ROMANTISMO
SAMPAIO BRUNO
SANTO AGOSTINHO
SANTO ANTÓNIO
SANTO INÁCIO DE LOYOLA
SÃO FRANCISCO XAVIER
SÉCULO XVII
SERMÕES
SOBERANIA
SONHO
SOTO, DOMINGO
SUÁREZ, FRANCISCO
TEATRO
TEMPO
TEODÓSIO, Príncipe
TEÓFILO BRAGA
TEOLOGIA
UTOPIA
VIAGENS
VIDA
VITÓRIA, FRANCISCO