ANDRÉ RIBEIRO COUTINHO, neto do antecedente, e filho de Paschoal Ribeiro Coutinho, de quem se faz tambem menção n’este Diccionario. Serviu o Estado militarmente, tanto dentro do reino como fóra d’elle, sendo despachado para a India no posto de Sargento mór em 1723, depois em 1735 Tenente Coronel para a Nova Colonia do Sacramento na America; e ultimamente nomeado Coronel de um regimento de infanteria do Rio de Janeiro, onde acabou seus dias em 1751. – E.
323) Prototypo constituido das partes mais essenciaes de um General perfeito, delineado em o perfeitissimo Governador das Armas no Alemtejo o sr. Pedro Mascarenhas. Lisboa, por Autonio Pedroso Galrão 1713. 4.º de VI‑48 pag. Não vi d’este opusculo algum exemplar além do que possuo.
324) Relação diaria da expugnação e rendimento da praça de Bicholym. Lisboa, por Miguel Rodrigues 1728 4.° de 38 pag. Ha‑o na Bibl. Nac. de Lisboa.
325) (C) O Capitão de Infanteria portuguez, com a theorica e practica das suas funcções, assim nas Armadas terrestres e navaes, como nas Praças e Corte. Lisboa, na Off. Silviana 1751. 4.° gr. 2 tomos com estampas.
Esta obra, tida em estimação no seu genero, foi por seu auctor composta expressamente para instrucção de D. Francisco Xavier Mascarenhas, distincto cabo de guerra portuguez que militou na India, e que tambem nos deixou alguns poucos escriptos havidos por classicos, os quaes vão mencionados em seu logar. Veiu a imprimir‑se posthuma, bem que no mesmo anno em que o auctor faleceu. O seu preço regular tem sido de 2:400 réis, posto que ás vezes tenham apparecido exemplares vendidos por quantias muito inferiores.
O sr. Rivara no seu Catalogo dos Mss. da Bibl. Publ. Eborense dá como existentes n’ella cinco cartas, ao que parece originaes, escriptas por André Ribeiro Coutinho ao Conde de Unhão D. Rodrigo Xavier Telles. Acham‑se no Codice CXX/2‑1.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]