P. LUIZ BRANDAÕ natural de Lisboa filho de Francisco Lobo Governador de Cabo Verde, e D. Maria Brandaõ, e irmaõ do Padre Jeronimo Lobo Iesuita de quem fizemos mençaõ em seu lugar. Na tenra idade de quatorze annos se alistou na Companhia de JESUS em o Noviciado de Coimbra a 21. de Novembro de 1598. Aprendidas as sciencias severas com grande aplauzo do seu talento recebeo as insignias Doutoraes de Theologo em a Universidade de Evora a 24. de Junho de 1621. a qual illustrou com o seu magisterio em diversas Cadeiras. Foy Reytor do Collegio do Porto, Assistente em Roma pela Provincia de Portugal, e Proposito da Caza professa de S. Roque onde deixou de ser mortal a 5 de Junho de 1663. Quando contava 80. annos de idade e 65. de Companhia. Intentou fundar hum Collegio das rendas que possuia sua Irmãa, que naõ teve efeito. Delle fazem mençaõ Franco Imag. da Virtud. em o Nov. de Coimbra. pag. 621. e nos Annal S. J. in Lusit. pag. 335. n. 11. e Fonseca Evor. glorios. pag. 434. Compoz.

Meditaçoens sobre a Historia do Sagrado Evangelho para todos os dias do anno. Primeiro Tomo contem as meditaçoens desde a primeira Dominga do Advento athe Vespera do Natal, que saõ da Encarnaçaõ, e remedio do peccado. 2. Tomo contem as da quarta feira de Cinza até sexta feira da Semana Santa da morte, e Payxaõ de Christo. Lisboa por Ioaõ da Costa 1679. 4. saõ 2. Tomos distintos.

Terceiro, e Quarto Tomo comprehendem a todo o Anno. Lisboa por Miguel Deslandes. 1685. 4.

Officium B. Virginis à Pietate. Ulyssipone apud Petrum Crasbeeck 1606. 4.

Foy composto á instancia das Religiosas de Santa Clara, que o rezaõ por concessaõ Pontificia.

Vidas de D. Ioaõ Soares de Alarcaõ setimo Alcayde mór de Torres Vedras, e de sua mulher D. Izabel de Castro, e Vilhena irmaã de D. Jorge Mascarenhas Marquez de Montalvaõ. Desta obra como de seu Author faz memoria D. Antonio Soares de Alarcaõ. Relac. Geneal. de Casa de los Marq. de Trocifal pag. 372. col. 1.

De voluntario, & involuntario ad Quaest. 6. D. Thom. 12. Conserva-se na Livraria dos Religiosos Agostinhos Descalsos do Cõvento de N. Senhora da Conceiçaõ do Monte Olivete situado no arrebalde de Lisboa.

De Sacramentis in Genere. M. S.

De Justitia, & jure. M. S.

De Conscientia prout est regula moru. M. S.

De Merito Theologico. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]