LUIZ ANTONIO VERNEY nasceo em Lisboa a 23 de Julho de 1713, e recebeo a graça bautismal na Real Parochia de S. Juliaõ a 6. de Agosto do dito anno sendo seus progenitores Dionisio Verney, e Maria da Cõceiçaõ Arnaut. Depois de instruido nos primeiros rudimentos em que mostrou prespicaz talento, e feliz comprehençaõ, ouvio Filosofia em a Congregaçaõ do Oratorio da sua patria dictada pelo Padre Estacio de Almeyda Chronista Latino do Reyno de Portugal, e Academico da Academia Real da Historia Portugueza, cuja faculdade continuou em a Universidade de Evora onde foy Porcionista do Collegio da Madre de Deos, e taes foraõ os progressos que fez a sua estudiosa aplicaçaõ que depois de defender Conclusoens publicas de toda a Filosofia mereceo o grao de Mestre em Artes. Tendo frequentado em a mesma Academia dous annos a Sagrada Theologia, passou a Roma em 6. de Agosto de 1736. e consumando com grande aplauzo do seu nome a carreira de taõ sublime Faculdade em a qual propugnou humas Concluzoens especulativas, e dogmaticas offerecidas ao Summo Pontifice, recebeo as insignias Doutoraes, como tambem na Jurisprudencia Cesarea cujas dificuldades penetrou com igual disvelo que lhe merecera a Theologia. A integridade da vida unida á vastidaõ da litteratura lhe adquiriraõ ser provido por nomeaçaõ Pontificia em a dignidade de Arcediago da Sexta Cadeira na Cathedral de Evora de que tomou posse a 24. de Fevereiro de 1742. He observantissimo cultor da lingua Latina que escreve com pureza, e elegancia, como tambem dos preceitos da Oratoria, e Poetica que se tem practicados nas suas compoziçoens sendo hum dos melhores ornatos da Academia dos Arcades que se intitulou com o nome de Verenio Origiano. Compoz.

De recuperata sanitate Ioannis V. Lusitanorum Regis Oratio habita Romae anno 1744. Romae apud Generosum Salamonium. 1745. fol.

Soneto Portuguez em aplauso da saude do Serenissimo Rey de Portugal D. Ioaõ V. Sahio a pag. 154. de la Adunanza tenuta degli Arcadi per la riccuperata salute de la Sacra Real Maesta di D. Giovani V. Re di Portugalo. Roma por Antonio Rossi 1744. 4.

De conjungenda Philosophia cum Theologia Oratio ad Academiam Theologicam habita in Romano Archigymnasio XIV. Kal. Dec. MDCCXLVI. Romae Typis Joan. Generosi Salamoni 1747. 4.

Francisco de Portugal e Castro Marchioni de Valença Generis antiquitate, honoribus, eruditione, gloriaque florenti Aloysius Antonius Verneius Archidiaconus Eborensis. S. D. Começa. Cum scripta nostra aliqua, quae plurima ab ineunte aetaie lucubravimus, edere in animo cogitarem &c. Acaba. D. Romae. a D. III. Aprilis A. C. CIKIKCCXXXXVIII. Consta de dez paginas onde escreve ter composto toda a Filosofia, e Theologia Especulativa, e Dogmatica em 10. Volumes para instruçaõ da mocidade Portugueza.

De Orthographia Latina liber singularis. Romae typis Generosi Salomoni 1747. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]