P. LUIZ CARDOSO natural do lugar de Pernes do Patriarchado de Lisboa filho de Antonio Cardozo, e Anna dos Reys e irmaõ do Padre Antonio dos Reys da Congregaçaõ do Oratorio (de quem se fez larga memoria em seu lugar) cujo instituto abraçou em Lisboa a 7. de Março de 1717. onde depois de estudar as sciencias severas se aplicou ao estudo da Historia Sagrada, e profana, pelo qual mereceo ser eleito Academico da Academia Real. Em obsequio da Patria emprendeo a grande obra do Diccionario Geografico de Portugal em que individualmente descreve todas as Cidades, Villas, Lugares Aldeas, Rios e Serras de que se compoem, de cuja laboriosa aplicaçaõ publicou o primeiro tomo com o titulo seguinte:

Diccionario Geografico, ou Noticia Historica de todas as Cidades, Villas, Lugares, e Aldeas, Rios, Ribeiras e Serras dos Reynos de Portugal, e Algarve com todas as couzas raras, que nelles se encontraõ assim antigas, como modernas. Tomo 1. Lisboa na Regia Officina Silviana, e da Academia Real 1747. fol.

Receita Universal, ou breve noticia dos Santos especiaes advogados contra os achaques, doenças, perigos, e infortunios a que ordinariamente vive sojeita a natureza humana. Tom. 1. Lisboa por Jozé Antonio da Silva 1727. 8.

Oraçaõ que recitou em 30. de Abril de 1736. quando foy admitido a Collega da Academia Real. Sahio na Collec. dos Docum. da Acad. Real. Lisboa pelo dito Impressor 1736. 4. grande.

Clavis concionatoria sive Index Expositorum in omnes Dominicas, ac Festa Sanctorum qui in nostrae Congregationis Ulyssiponensis Bibliotheca inveniuntur. fol. M. S. Existe na dita Livraria.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]