LUIZ MONTEZ MATTOSO filho de Manoel Montez, e Mariana Mattosa nasceo em a celebre Villa de Santarem a 17. de Fevereiro de 1701. e a 26. recebeo a graça bautismal na Parochial Igreja de S. Nicolao. Aprendeo os primeiros rudimentos no Collegio dos Padres Jesuitas da Sua patria donde passou no anno de 1715. á Universidade de Coimbra para estudar Jurisprudencia Pontificia, cuja Faculdade naõ proseguio por entrar na Religiaõ da Ordem Terceira de S. Francisco em o Convento de S. Joaõ da Pesqueira a 14. de Agosto de 1720. Ouvio com aplicaçaõ pelo espaço de seis annos as sciencias severas que lhe serviraõ para exercitar os ministerios do pulpito, e confessionario. Impellido de causas urgentes passou em o anno de 1737. por Breve de Clemente XII. da Religiaõ Serafica para a militar de S. Joaõ de Malta onde foy admitido por Breve de Benedicto XIV. passado no anno de 1741. Com incrivel trabalho, e indefessa aplicaçaõ se dedicou a investigar os Archivos, e Cartorios da sua patria de cujo laborioso disvelo confeguio as noticias mais reconditas para formar a Historia da Villa de Santarem concorrendo para alcançar o fruto destas investigaçoens a facilidade com que leo todo o genero de Caracteres antigos. He muito versado na Historia Sagrada, e profana, como tambem na Genealogia de que saõ manifestos argumentos as obras seguintes.

Historia do Senhor roubado de Odivellas. Novo descubrimento do lugar donde foy escondido, e exaltaçaõ do Padraõ que em memoria do sacrilego roubo executado na noute de 10. de Mayo de 1671. se collocou no mesmo lugar em 5. De Novembro de 1744. com huma breve noticia dos roubos, e desacatos feitos ao Santissimo Sacramento neste Reyno de Portugal. Lisboa na Officina de Pedro Ferreira 1745 4.

Relaçaõ do horrorozo estrago, e ruina sucedida no Mosteiro das Religiosas de S. Domingos de Santarem. Lisboa em a nova Officina Silviana 1742 4. Sahio sem o nome do Author.

Noticia da Fonte das Almas situada no Termo da Villa de Santarem. Lisboa por Pedro Ferreira 1748 4.

Obras M. S.

Santarem Illustrada. Historia Chronologica, Politica, e Ecclesiastica da Villa de Santarem. Tom. 1. fol. prompto para as licenças.

Santarem Illustrada. &c. que comprehende as Villas da sua Comarca, e Arcediagado. Tom. 2. fol. prompto para as licenças.

Archivo selecto Scalabitano: Dividido em cinco gavetas, em que se acham extrahidas as memorias Historicas, Chronologicas Criticas, e Genealogicas mais purificadas para a illustracam da Historia, e da Genealogia, dos cinco Cartorios das Nottas de Santarem, com escripturas de doaçoens, compras, rendas, contratos, instituiçoens de Capellas, e morgados. Tom. 1. 1744. fol. Contem mil paginas, e obra de extraordinario trabalho.

Archivo Selecto Scalabitano: Dividido em quatro gavetas, em que se acham extrahidas as memorias Historicas, Chronologicas, Criticas, e Genealogicas mais purificadas dos quatro Cartorios dos Orfaos de Santarem, com os Inventarios da Nobreza, e irrefragaveis documentos. Contem mais as memorias das Capellas extrahidas do cartorio da Provedoria. Tom. 2. fol. Conterá 872. paginas.

Relaçam do lamentavel sucesso, e decadencia do Dominio Portuguez no Estado da India, sendo Vice-Rey Pedro Mascarenhas, Conde de Sandomil, experimentada nas hostilidades, que os Barbaros cometeram nas Provincias de Goa, Salsete, e Bardez: Capitulaçoens, e entrega da Cidade de Baçaim, cabeça do Norte, e outras fortalezas daquelle Estado. 1741 4. Contem 84. paginas.

Memorias Historicas do Estado da India Contem huma Descripçaõ Geografica de Goa, e sua conquista com algumas noticias do estado presente: Soccorro Lusitano ao Estado da India desde o seu descubrimento até agora, que he a noticia da expediçam naval, que todos os annos faz este Reyno: Catalogo dos Vice-Reys, e Governadores com o rezumo das principaes acçoens das suas vidas: Catalogo dos Bispos, e Arcebispos de Goa, com huma breve noticia das acçoens dos seus Governos, com os Escudos das suas Armas. 1743. 4.

Memorias Seipulchraes da Lusitania. Noticia de monumentos, sepulchros, e tumulos com os epitafios, e dias dos obitos dos Reys, Principes, Grandes, e muitos Varoens illustres: Cipos Romanos, Gothicos, e Portuguezes descubertos no Reyno de Portugal para illustraçaõ da Historia Sagrada-Profana-critica. Tom. 1. comprehende os Reys, Rainhas, Principes, Infantes, Duques, Marquezes, e Condes. 1742 4.

Memorias sepulchraes da Lusitania &c. Comprehende os Cardiaes, Arcebispos, Bispos, Principaes, Monsenhores, Prelados, Varoens illustres e Nobres 1742 4.

Catacumba Scalabitana: Memorias sepulchraes da Villa de Santarem, e das mais terras da sua Comarca, e Arcediagado colligidas, e notadas pelo seu Author 1742 4.

Titulo das Familias de Infantes, e Siqueiras da Villa de Santarem, com os Brazoens das Armas, que lhe foraõ concedidas: escripturas de dottes, Testamentos, vinculos, memorias de seus nascimentos, empregos, obitos, e Genealogia continuada até ao prezente 1742 fol. contem mais de 200. paginas.

Titulo das Familias de Novaes, Pimenteis, Quezadas, Cerveiras, Godins, e Luzes, com a noticia dos Brazoens das suas Armas, e genealogia continuada até ao prezente. Dedicado a Francisco de Novaes de Quezada, Pimentel de Faria Cerveira, Fidalgo da Casa Real, Cavalleiro da Ordem de Christo, e Senhor dos Morgados dos seus appellidos. fol.

Bibliotheca Thietina &c. Obra de grandissimo trabalho, que se acha na Livraria dos Reverendissimos Padres Thietinos da Casa da Divina Providencia de Lisboa.

Historia Lastimosa: Memoria dos Incendios sucedidos em Portugal, com a noticia dos sens estragos, perdas, e ruinas 4. Anda-se pondo em limpo para a impressaõ.

Oraçaõ Academica, que na Academia dos Aventureiros da Villa de Santarem recitou o P. Luiz Montez Mattozo, Academico, e Mestre da Historia em 16. De Janeiro de 1746. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]