LUIZ GONZALVES PINHEIRO natural de Lisboa, e filho de Francisco Gonsalves, e Domingas Francisca. Depois de aprender os rudimentos grammaticaes na patria frequentou a Universidade de Coimbra até receber o grao de Bacharel na Faculdade dos Sagrados Canones. Restituido á patria, e ordenado de Presbitero exercitou o officio de Patrono de causas Forenses com igual sciencia, que desinterece. Para o ministerio do pulpito o ornou a natureza de singulares dotes, discorrendo com subtileza, e representando com gravidade. Falleceo repentinamente em Lisboa a 17. de Outubro de 1727. Publicou.
Sermaõ da Encarnaçaõ do Verbo Divino em a Parochial de S. Joaõ da Praça estando exposto o Santissimo Sacramento. Lisboa por Jozé Lopez Ferreira Impressor da Rainha 1719 4.
Sermaõ de Nossa Senhora dos Remedios no Convento das Religiosas de Santa Monica da Cidade de Lisboa Oriental. Lisboa por Bernardo da Costa Impressor do Serenissimo Infante 1723 4.
Sermaõ na Profissaõ das Madres Soror Francisca Caetana, e Margarida Ignacia irmaãs do author no Convento das Religiosas de Santa Monica em 2. De Setembro de 1724. Lisboa na Officina da Musica 1724 4.
Com o suposto nome de sua irmaã Sor Margarida Ignacia Religiosa de Santo Agostinho no Convento de Santa Monica de Lisboa.
Apologia a favor do Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus da Provincia de Portugal porque se desvanece, e convence o Tratado que com o nome de Crizis escreveo contra elle a Reverenda Senhora D. Ioanna Ignez da Cruz Religiosa de S. Ieronimo da Provincia de Mexico das Indias Occidentaes. Lisboa por Bernardo da Costa 1727. 4. Desta obra faz mençaõ o author do Theatro Heroino Tom. 1. p. 453. onde descobre o nome do seu artifice.
Vida de Santa Maria Magdalena reprezentada em 4. Estados. Pecadora. Penitente. Amante. Gloriosa. M. S. fol. Era escrita imitando o estilo do insigne Jacinto Freyre de Andrade, a qual deixou imperfeita.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]