LUIZ FRANCISCO PIMENTEL Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Cosmografo mór do Reyno, e Academico da Academia Real da Historia Portugueza nasceo em Lisboa a 5. de Julho de 1692. sendo filho de Manoel Pimentel Fidalgo da Casa Real, e Cosmografo mór do Reyno, e de D. Clara Maria de Miranda sua prima. Para ser instruido nas linguas mais polidas, e nas sciencias mais profundas naõ necessitou sahir da casa em que nascera aprendendo de seu insigne pay, e de seus tios Jorge Pimentel, e Francisco Pimentel Quartel Mestre General dos Exercitos de Sua Magestade as delicias poeticas, as especulaçoens Filosoficas, e as disciplinas Mathematicas, cujas scientificas instruçoens percebeo com rara promptidaõ, practicou com summa agudeza. Na florente idade de vinte, e sere annos foy provido no lugar de Cosmografo mór, que ja era como heriditario na sua casa. Havendo illustrado o seu talento, e enrequecido a sua memoria com a liçaõ da Historia Sagrada, e profana se aplicou ao estudo da Genealogia como parte principal da Historia imitando nesta aplicaçaõ a Ioaõ Baptista Lavanha, e D. Manoel de Menezes seus antecessores no lugar de Cosmografos mores. Todos estes eruditos dotes acompanhados de natural urbanidade, e animo sincero o habilitaraõ para Academico da Academia Real, sendo eleito em o anno de 1724. para escrever as Memorias Historicas do Bispado de Lamego de cuja incumbencia publicou as seguintes produçoens.
Practica com que congratulou a Academia Real por estar admetido a seu Collega. Sahio no Tom. 4. da Collec. dos Documentos da Academia Real. Lisboa por Paschoal da Silva 1724. fol.
Conta dos seus estudos Academicos no Paço a 7. de Setembro de 1724. Sahio no Tom. 4. da Collec. dos Documentos da dita Academia.
Conta dos seus estudos Academicos na Academia a 7. de Março de 1726. No Tom. 6. da Collec. dos Documentos. Lisboa por Jozé Antonio da Silva 1726. fol.
Conta dos seus estudos Academicos no Paço a 7. de Setembro de 1726. No Tom. 6. da Collec. dos Documentos.
Conta dos seus estudos Academicos na Academia a 2. de Janeiro de 1727. No Tom. 7. da Collec. dos Documentos. Lisboa pelo dito Impressor 1727. fol.
Conta dos seus estudos Academicos em 21. de Janeiro de 1728. No Tom. 8. da Colleçaõ dos Documentos. Lisboa pelo dito Impressor 1728. fol.
Conta dos seus estudos Academicos no Paço a 25. de Outubro de 1734. No Tom. 15. da Collec. dos Documentos. Lisboa pelo dito Impressor 1734. fol.
Faz honorifica memoria da sua Pessoa o Padre D. Antonio Caetano de Sousa no fim do Tom. 8. da Hist. Gen. da Casa Real Portug. p. 24. §. 59.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]