LUIZ DE MELLO natural de Lisboa filho de Pedro Barboza de Luna Conselheiro de Portugal em Castella, e de D. Antonia de Mello filha herdeira de Miguel da Franca Diniz Senhor do Couto de Serzedello, e de Alvarenga, e de sua mulher D. Guiomar de Vasconcellos, e irmaõ de D. Pedro Barboza de Eça Bispo de Leiria, e do infeliz Miguel de Vasconcellos Secretario de Estado, que acabou victima do furor popular em o faustissimo dia do primeiro de Dezembro de 1640. Estudou Direito Pontificio em a Universidade de Coimbra sahindo profundamente versado nesta Faculdade merecendo pela sua litteratura ser Deaõ da Primacial Igreja de Braga, Inquizidor da Inquiziçaõ de Lisboa, e ultimamente Deputado do Conselho Geral de que tomou posse a 21. de Outubro de 1638. Teve grande talento para o pulpito de cujo ministerio se publicaraõ.

Sermaõ do Dezagravo do Santissimo Sacramento na Igreja de Santa Engracia a 16. de Janeiro de 1636. Lisboa por Jorge Rodrigues 1637 4.

Sermaõ do Auto da Fé celebrado em Lisboa a 11. de Outubro de 1637. Lisboa pelo dito Impressor, e no mesmo anno..

Delle fazem mençaõ Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. L. n. 39. Fr. Pedro Monteiro Cathalog. dos Inquisidores de Lisboa n. 43. e no Cathal. dos Deputad. do Cons. Geral. n. 45. e D. Antonio Caet. de Sous. Hist. Genealog. Da Cas. Real Portug. Tom. 7. pag. 87.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]