Fr. LUIZ LAMBERTO natural de Lisboa, e filho de Ioaõ Lamberto, e Antonia de Oliveira. Nobilitou a insigne Ordem dos Pregadores, cujo habito, e instituto professou no Real Convento de Bemfica em 30. de Abril de 1656. com o claro talento que ostentou no pulpito merecendo universal aplauzo de todos os ouvintes pela fineza dos seus discursos estabelicida sobre a verdade das Escrituras, e authoridade dos Santos Padres. Falleceo no Convento de S. Paulo da Villa de Almada a 4. de Novembro de 1721. quando excedia a idade de 83. annos havendo muitos que cegara cuja molestia tolerou com heroica paciencia. Delle faz breve memoria Fr. Pedro Monteiro Claust. Dom. Tom. 3. p. 266. Publicou.

Sermaõ na Profissaõ da Madre Soror Ignez de S. Jozé Religiosa no Mosteiro do Sacramento de Lisboa. Lisboa por Bernardo da Costa de Carvalho 1691 4.

Sermaõ prégado por ordem delRey na sua Real Capella em o primeiro dia que se celebrou a aprovaçaõ dos cultos da Serenissima, e Santa Princeza D. Ioanna. Lisboa por Miguel Deslandes Impressor delRey 1693 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]