Fr. LUIZ DE SANTA MARIA natural de Lisboa, e filho de Manoel Dantas da Cunha Fidalgo da Casa Real, e de Maria dos Reys. Abraçou o instituto Serafico na reformada Provincia da Conceiçaõ em o Convento de S. Francisco da Cidade de Vizeo a 29. de Novembro de 1711. onde dictou as sciencias escholasticas aos seus domesticos até jubilar em Theologia, e ser Qualificador do Santo Officio. Passados dezeseis annos passou para a Provincia de Portugal. Foy muito estudioso da Genealogia das Casas principaes do nosso Reyno emendando diversos erros que tinhaõ as Arvores de Costado impressas no livro que sahio em Lisboa com o afectado nome de Tevisco Nassau, e Colona, e illustrando com importantes Nottas muitas familias nelle inclusas o qual se conservava na Livraria do Convento de S. Francisco da Cidade donde se furtou. Falleceo no mez de Novembro de 1740. Compoz.
Vidas dos Ven. Irmaõs Leigos da Serafica Provincia da Conceiçaõ Fr. Ioaõ dos Innocentes, Fr. Ioaõ de Santa Luzia, Fr. Manoel de S. Bento, Fr. Manoel da Exaltaçaõ, Fr. Antonio dos Prazeres, e Fr. Antonio da Estrella. Sahiraõ no Tom. 3. dos Pequenos na Terra, e grandes no Ceo. Composto por Fr. Appollinario da Conceiçaõ a pag. 422. e seguintes. Lisboa na Officina da Musica de Theotonio Antunes de Lima 1738 fol.
Sermaõ em o Terceiro dia do Jubileo das Quarenta Horas no terceiro dia do Sagrado Triduo que a Veneravel Ordem da Penitencia de S. Francisco annualmente celebra no grande Templo do seu Real Convento da Cidade de Lisboa. Lisboa por Domingos Gonzalves 1739 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]