LUIZ DE OLIVEYRA Presbitero do habito de S. Pedro, e Licenciado como se intitula sem explicar em que Faculdade. Assistio muitos annos na Corte de Madrid onde se fez muito perito na lingua Castelhana em a qual traduzio da Portugueza diversos Sermoens do Padre D. Rafael Bluteau Clerigo Regular bem conhecido no Orbe litterario pelas suas vastas, e eruditas obras publicando.
Escuela del Calvario repartida en cinco classes en Christo Señor nuestro en cinco Passos de su Sagrada muerte, y Passion enseña a los hombres las sciencias, de que necessitan para su salvacion. Madrid. 4. Consta de 100. paginas. No mesmo livro se achaõ traduzidos os seguintes Sermoens do Padre Bluteau impressos nas Primicias Evangelicas.
Sermon de las lagrimas de la Magdalena.
Sermon de la Profession de D. Violante Maria Caetana de Castro.
Sermon de Santo Antonio de Padua professando dos hermanos.
Sermon de la Terça Quarta feria de Quaresma.
Ainda que estes dous ultimos Sermoens se atribuaõ nesta traduçaõ a D. Luiz da Ascençaõ Conego Regular de Santo Agostinho, he engano pois saõ certamente do Padre Bluteau como se póde ver em o 1. Tomo das Primicias Evangelicas que imprimio em Lisboa. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]