Fr. MANCIO DA CRUZ natural da augusta Cidade de Braga, Monge Benedictino sendo taõ observante cultor do seu instituto, como deligente investigador da Theologia Escholastica, e Pozitiva. A madureza do juizo, e afabilidade do genio o fizeraõ digno de ocupar os lugares de Provincial em o Brasil, Reytor do Collegio de Coimbra em o anno de 1614. Definidor em 1617. e Geral da Monastica Congregaçaõ deste Reyno em 1620. a qual somente governou hum anno impedido pela morte que o privou da vida em o Mosteiro de S. Martinho de Tibaens no fim de Mayo de 1621. Fazem illustre memoria do seu nome Fr. Leaõ de Santo Thomaz Bened. Lusit. Tom. 1. p. 396. e Fr. Gregorio Argaes Perla de Catalunha pag. 45. §. 133. Compoz
Espelho espiritual de Noviços repartido em quatro partes 1. Instruçaõ para bem se confessarem. 2. Ponderaçaõ, e atençaõ com que devem ler, e ouvir os preceitos da Regra. 3. Das tentaçoens, que custumaõ ter. 4. Das que custumaõ ter contra as leys, e Estatutos de Religiaõ. Coimbra por Nicolaõ Carvalho 1621. 8.
Turris David Mater Dei quae aedificata est cum propugnaculis Patre, Filio, & Spiritu Sancto de quibus sic narratur in turribus ejus, & in scripturis populorum, & Principum horum, qui fuerunt in ea. fol.
Esta obra constava de 11. volumes dos quaes faltaõ o 3. 4. 5. e 6. e se conservaõ no Mosteiro de Tibaens M. S. Nelles comprehende varias materias Theologicas, Escriturarias, e Concionatorias tratadas com profundo juizo, e grande subtileza.
Escada para subir a Deos composta de 15. degraos. fol. M. S. Todas estas obras se conservaõ na Livraria do Mosteiro de Tibaens cabeça da Congregaçaõ Benedictina neste Reyno, onde seu Author morreo.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]