Fr. MANOEL DE S. ANTONIO naceo em Lisboa a 22. de Janeiro de 1671. sendo filho de Antonio Nunes, e Domingas de Barros. Instruido nas letras humanas, e lingua Latina. Vestio a Monachal Cogulla do Principe dos Patriarchas S. Bento em o Convento da Vitoria da Cidade do Porto a 4. de Outubro de 1691. Quando contava 20. de idade. Nesta illustre e Virtuosa palestra aprendeo as sciencias severas com aplicaçaõ, que depois ensinou com aplauso até se laurear Doutor Theologo na Academia Conimbricense onde depois de regentar diversas Cadeiras subio á de Prima, conciliando repetidas aclamaçoens á sua profunda litteratura, e incansavel estudo. Foy Reytor do Collegio de Coimbra no anno de 1734., e de Lisboa em 1737. Falleceo no Collegio de Coimbra a 6. de Agosto de 1749. com 79. annos de idade e 59. de Monge. Para manifestar a vasta noticia que tinha da sua augusta Religiaõ, escreveo.
Pontifical Monastico da Congregaçaõ do Principe dos Patriarcas S. Bento deste Reyno de Portagal composto confórme o Cerimonial Cassinense, Privilegios Pontificios, e declaraçoens da sagrada Congregaçaõ dividido em tres Tratados. Em o primeiro se trata do que significaõ, e principio que tiveraõ as insignias, e Vestes Pontificaes, e Sacerdotaes. Em o 2. se trata de Cerimonias da Missa Pontifical, Vesperas, e de outros actos em que se uza das insignias Pontificaes. Em o terceiro se mostraõ os fundamentos que tem os Abbades desta Congregaçaõ para fazerem Pontificaes, e todos os mais actos com elles conexos, e se responde a todas as duvidas que em esta materia podem vir. Coimbra no Real Collegio das Artes da Companhia de Jesus 1730. 4. grande
Escudo Benedidino, ou Dissertaçaõ historica, escholastica, e Theologica em defensa dos injustos golpes da Crisis Doxologica Apologetica, juridica, que escreveo o Reverendo Padre Fr. Manoel Bautista de Castro filho da Sagrada Religiaõ Erimitica chamada de S. Jeronimo, e de dous Opusculos de Nottas em favor da mesma Crisis contra a Analyis Benedictina que impugnando a Crisis, escreveo o Reverendo Padre Mestre Fr. Manoel dos Santos Monge Cisterciense. Salamanca em la Officina de la Viuda de Antonio Ortiz Gallardo 1736. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]