Fr. MANOEL DE AZEVEDO natural de Lisboa chamado no seculo Manoel Teixeira de Azevedo. Foraõ seus pays Jeronimo de Azevedo de Faria, e Gracia de Figueiredo Rolim. Aplicouse ao estudo da Medecina, em que sahio eminente, e depois de laureado Doutor nesta Faculdade foy Protomedico da Armada do mar Occeano por Alvará de 3. de Dezembro de 1638. Havendo exercitado com grande credito de seu nome a Arte medica em beneficio dos enfermos pelo espaço de dez annos movido de superior impulso se recolheo ao claustro da Religiaõ Carmelitana recebendo o habito no Convento de Collares a 30. de Julho de 1648. e com faculdade Pontificia, professou no Convento de Lisboa a 4. de Março de 1649. Com dispensa de quatro mezes em o anno do Noviciado, e poder uzar da faculdade da Medecina que exercitou com igual sciencia que charidade até fallecer no Convento de Lisboa no anno de 1672. Delle faz mençaõ Fr. Manoel de Sá Mem. Hist. dos Escrit. Portug. da Prov. do Carmo. cap. 70. Compoz.
Correçaõ de abuzos. Conte tres Tratados. O 1. trata do grande proveito, que a todos faz o exercicio, e o quanto proveitozas saõ as purgas no principio das infermidades. O 2. de como convem as sangrias dos pés primeiro, que dos braços nas infermidades, que cometem a cabeça, e o coraçaõ. O 3. do conhecimento da febre maligna com os remedios para ella mais particulares. Tom. 1. Lisboa por Diogo Soares de Bulhoens 1668. 4. E Lisboa por Manoel Lopez Ferreira. 1690. 4.
Correçaõ de Abuzos introduzidos contra o verdadeiro methodo da Medecina, e farol medecinal para Medicos, Curgioens, e Boticarios dividido em tres Tratados. 1. da Fascinaçaõ, olho, ou quebranto, e que he infermidade mortal naõ só para meninos, senaõ para os de mayor idade com os sinaes para se conhecer, e remedios para se curar 2. da curaçaõ das Bexigas, e Sarampaõ 3. dos pós purgativos de ouro preparado chamados de Quintillo. Tom. 2. Lisboa por Joaõ da Costa 1680. 4. & ibi por Manoel e Jozé Lopez Ferreira 1705. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]