Fr. MANOEL DA ASCENÇAÕ natural da Arrifana de Souza do Bispado do Porto filho de Fernaõ Pires, e de Anna Thomé Barboza, Monge Benedictino cujo monachal instituto professou no Convento de Santo André de Rendufe distante legoa e meya da Cidade de Braga a 4. de Mayo de 1617. Aprendidas as Faculdades Escholasticas com grande disvelo, as ensinou com mayor aplauzo aos seus domesticos, e depois de receber as insignias doutoraes na Universidade de Coimbra a illustrou com o seu magisterio nas Cadeiras de Gabriel em que foy provido a 17. de Janeiro de 1654. de Durando em 23. de Março de 1658. e de Vespera em 4. De Janeiro de 1664. Foy Qualificador do Santo Officio, Abbade do Collegio de Coimbra onde piamente falleceo a 21. de Novembro de 1665. Delle se lembraõ Fr. Leaõ de Santo Tomaz Bened. Lusit. Tom. 2. p. 436. e Argaes Perla da Catalunha. p. 165. §. 157. onde erradamente lhe chama Miguel. Publicou.
Compendio de exercicios espirituaes para todas as pessoas, que deveras se querem entregar a Deos principalmente para religiosos, recopilado de hum livro chamado excitatorio espiritual composto por o muito R. P. Fr. Garcia de Cisneros Abbade que foy de N. Senhora do Monserrate da Ordem do nosso glorioso Patriarcha S. Bento, traduzido de Latim, e Espanhol em Portuguez, acrecentado, e reduzido a fórma distinta.
Acrecentaõ se a esta obra alguns exercicios quotidianos para certas horas do dia, e os sinaes de que os Monges custumaõ, e devem uzar para mayor observancia do Summo silencio. Coimbra por Thomé Carvalho 1654. 4. & ibi por Joaõ Antunes 1692. 8. & ibi no Collegio das Artes da Companhia de JESUS 1715. 8.
Ceremonial da Congregaçaõ dos Monges Negros da Ordem do Patriarcha S. Bento do Reyno de Portugal novamente reformado, e apurado por mandado do Capitulo pleno sendo Reverendissimo Geral da dita Congregaçaõ o Doutor Fr. Antonio Carneiro Lente jubilado em a Sagrada Theologia. Coimbra por Diogo Gomes de Loureiro, e Lourenço Crasbeeck 1647. fol.
De Incarnatione Divini Verbi Tomi duo. fol. Esta obra depois de morto seu author se entregou a Joaõ da Costa de naçaõ Francez, e impressor em Lisboa para mandar que fosse impressa em Leaõ de França, e em seu poder se perdeo.
Tractatus de Scientia Dei; Voluntate Dei: Praedestinatione. Angelis. Actibus humanis. Todos se conservaõ M. S. no Collegio de Coimbra.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]