MANOEL DE BRITO ALAÕ natural da Villa da Pederneira do Bispado de Leiria, filho de Christovaõ de Brito Alaõ, e neto de Nuno Gonzalves Alaõ Fidalgo da Casa Real. Frequentou a Universidade de Coimbra onde depois de receber o grao de Bacharel na Faculdade dos Sagrados Canones foy Abbade de S. Joaõ de Campos, e Administrador das rendas do celebre Sanctuario de Nossa Senhora de Nazareth situado na sua patria de cuja administraçaõ lhe fez merce no anno de 1608. Filippe II. devendo-se á sua grande industria a fabrica da Capella mór onde se venera esta prodigiosa imagem, e á sua infatigavel investigaçaõ relatar nos dous tomos seguintes que publicou

Antiguidade da Sagrada Imagem de nossa Senhora de Nazareth grandezas do seu sitio, casa, e jurisdiçaõ real sita junto à Villa da Pederneira. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1628. & ibi por Joaõ Galraõ 1684. 4.

Prodigiosas Historias, e miraculosos sucessos acontecidos na Casa de Nossa Senhora de Nazareth. Parte segunda. Lisboa por Lourenço Crasbeeck. Impressor delRey 1637. 4.

Neste anno ainda vivia o author com mais de 82. annos de idade. Delle fazem mençaõ Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 263. col. 2. Cardozo Agiol. Lusit. Tom. 2. pag. 284. no Coment. de 23. de Março letr. C. col. 1. e Fr. Petr. de Alva, y Astorga in Milit. Immac. Concept.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]