Fr. MANOEL CALADO natural de Villa-Viçosa Corte dos Serenissimos Duques de Bragança. Sendo filho de Diogo Calado, e Ignez Martins professou o instituto de S. Paulo primeiro Erimita em o Convento da Serra de Ossa cabeça da sua Congregaçaõ neste Reyno a 8. de Abril de 1607. Pelo largo espaço de trinta annos assistio em o Brasil, e como fosse testemunha ocular das açoens militares com que os Portuguezes restauraraõ do poder dos Olandezes o Estado de Pernambuco as escreveo com estilo sincero, e publicou com o seguinte titulo.

O Valeroso Lucideno, e triumfo da liberdade na Restauraçaõ de Pernambuco. Lisboa por Paulo Crasbeeck 1648. fol. Dedicado ao Serenissimo Principe D. Theodosio.

A 2. Parte desta obra estava prompta para a impressaõ de que naõ logrou morrendo intempestivamente seu author em Lisboa a 12. de Julho de 1654. com 70. annos de idade, e 47. de Religiaõ. Foy Prégador Apostolico por concessaõ Pontificia. Delle se lembraõ Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. E. n. 23. e Joaõ Franco Barreto Bib. Portug. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]