MANOEL CARVALHO DE ATAIDE moço Fidalgo da Casa Real Commendador da Ordem de Christo, e Capitaõ de Cavallos na guerra em que se disputava a sucessaõ de Espanha naceo em Lisboa onde foraõ seus Progenitores Sebastiaõ de Carvalho, e Mello Capitaõ dos Familiares do Santo Officio da Corte, Commendador da Ordem de Christo, terceiro Senhor do Morgado de Sernacelhe, e da Quinta da Granja, e Padroeiro da Parochial Igreja de Nossa Senhora das Merces de Lisboa, e D. Leonor Maria de Ataide filha de Gonçalo da Costa Coutinho Commendador da Ordem de Christo, Governador de Aveiro, Buarcos, e Figueira, e de D. Izabel de Ataide. Foy muito perito nas letras humanas, Poesia, e Oratoria merecendo aplausos em diversas Academias em que ocupou o lugar de Mestre. Cultivou com particular disvelo a Genealogia deixando deste estudo multiplicadas produçoens. Falleceo na patria a 14. de Março de 1720. Foy cazado com D. Thereza de Mendoça filha de Joaõ de Almada de Mello Comissario Geral da Cavallaria da Beira, Alcayde mór de Palmela, Senhor do Morgado dos Olivaes, e do Souto delRey, e de D. Mayor Luiza de Mendoça de quem teve a Sebastiaõ Jozé de Carvalho, e Mello moço Fidalgo da Casa Real Enviado á Corte de Inglaterra, Academico Real, e Secretario de Estado. Com o suposto nome do Prior D. Teuisco de Nasao, Zarco, y Colona publicou.

Theatro Genealogico, que contem as Arvores de Costados das principais Familias do Reyno de Portugal, e suas Conquistas. Tom. 1. Napoles por Novelo de Bonis 1692. fol.

Desta obra faz mençaõ o Padre D. Antonio Caetano de Sousa Apparat. á Hist. Gen. da Cas. Real p. 152. §. 179. dizendo estar com alguns erros procedidos de quem tratou da Impressaõ que se fez sem faculdade do Dezembargo do Paço que a prohibio, e naõ por culpa do author, que soube muito bem das Familias do Reyno em que fez estudo com aplicaçaõ.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]