MANOEL DE COIMBRA natural da Villa de Obidos do Patriarchado de Lisboa Presbiteto, e Beneficiado na Parochial Igreja da Magdalena de Lisboa. A mayor parte da sua vida passou traduzindo na lingua materna diversas obras de Authores pios para instruçaõ espiritual dos proximos em que se manifesta a piedade do seu animo, e a rectidaõ da sua conciencia. Falleceo em Lisboa com 80. annos de idade. Compoz

Meditaçoens dos Mysterios de nossa Santa Fè com a practica de Oraçaõ mental sobre elles compostas pelo Padre Luiz de la Puente da Companhia de Jesus natural de Valladolid. Primeiro Tomo. Lisboa por Joaõ Galraõ 1686. 4.

Segundo Tomo. ibi pelo dito Impressor. 1687. 4.

Summa espiritual em que se rezolvem todos os casos, e dificuldades que há no caminho da perfeiçaõ. Offerecida aos Congregantes da Virgem Senhora da Soledade no Oratorio de S. Filippe Neri. Lisboa pelo dito Impressor 1686. 8.

Traduçaõ de Castelhano do Padre Gaspar de la Figuera da Companhia de Jesus. Definiçoens da Fé, e dos Sacramentos da Igreja reduzidas a 52. Preguntas com suas repostas, que comprehendem os primeiros principios, fundamentos, e necessidade da Fè com outras cousas muy proveitosas assim para instruçaõ da Fé, como para evitar os abuzos, desterrar os erros, que frequentemente se levaniaõ contra a Fé. Lisboa pelo dito Impressor 1686. 8. He traduçaõ de Latim do Licenciado Francisco Fernandes Prata.

Banquete da alma no qual se contem quatro pratos para alimentar o espirito com oraçoens devotissimas, e colloquios muy enternecidos divididos pelos quatro tempos nos quaes se custuma alimentar o corpo, com huma breve instruçaõ para examinar a conciencia, e chegar devotamente á Confissaõ, e Comunhaõ. Lisboa pelo dito Impressor 1687. 12. & ibi na Officina Ferreiriana 1732. 12.

Practica dos Exercicios espirituaes de Sãto Ignacio pelo Padre Sebastiaõ Jzquierdo da Companhia de JESU traduzidos em Portuguez. Lisboa pelo dito Impressor 1687. 8.

Astro Vespertino de S. Lucar Thereza de Jesus menina que vestio o habito das Descalças de Nossa Senhora da Merce, e viveo cinco annos em Castela. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira 1689. Traduzida de Castelhano em Portuguez.

Relaçaõ do sumptuoso apparato na Canonizaçaõ de cinco Santos S. Lourenço Justiniano, S. Joaõ de Capistrano, S. Joaõ de Sahagum, S. Joaõ de Deos, e S. Paschoal Baylon traduzido da lingua Italiana com huma brevissima noticia dos mesmos Santos. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira 1691. 4.

Espelho de Sacerdotes, e carta exhortatoria que escreveo o Licenciado Balthezar de Rienda Beneficiado, e Cura dos Lugares de Dudar, e Quentar a hum seu amigo Beneficiado de outra Igreja no Arcebispado de Granada exhortando-o á prégaçaõ do Sagrado Evangelho a seus freguezes, e aplicaçaõ ao Confissionario para mayor gloria de Deos. Lisboa por Joaõ Galraõ. 1692. 8. Traduçaõ de Castelhano em Portuguez.

Historia dos milagres que Deos nosso Senhor foy servido obrar por meyo da Sagrada Imagem de Nossa Senhora do Monte Agudo. Lisboa por Miguel Manescal 1694. 4. Traduçaõ de Castelhano.

Breve relaçaõ do illustre martyrio do V. P. Joaõ de Brito religioso professo da sagrada Companhia de Jesus rezidente na Missaõ de Madure Reyno dos Maravas o qual padeceo a 4. de Fevereiro de 1693. Lisboa por Bernardo da Costa, e Carvalho 1695. 4.

Passa tempo espiritual no jardim de varios exercicios devotos, e horas manuaes. Lisboa por Bernardo da Costa 1702, 24. & ibi pelo dito 1706. 24.

Gritos das Almas do Purgatorio, e meyos para os aplacar traduzidos do seu original Castelhano de Domingos Joseph Boneta Porcioneiro da Metropolitana de Saragoça. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ 1703. 8. & ibi por Filippe de   Souza Villela 1714. 8.

Historia da portentoza Vida de Santa Genoveva Princeza de Brabante traduzida de Castelhano de D. Joseph Ximenes de Castilho em Portuguez. Lisboa na Officina Real Deslandesiana 1712. 12.

Clarim do Ceo, e exame clerical que hum Prelado zelozo da reforma dos Ministros de Christo propoem aos Ecclesiasticos Sacerdotes Parochos, e Beneficiados. Lisboa por Mathias Pereira da Silva, e Joseph Antunes Pedrozo 1720. 12.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]