MANOEL COELHO DE SOUSA Cavalleiro Fidalgo da Casa de Sua Magestade, e professo na Ordem Militar de Christo, Sargento mór dos Priviligiados da Corte, e Tenente da Torre de Belem naceo em a diliciosa Villa de Collares distante cinco legoas de Lisboa sendo filho de Francisco Coelho Collares, que militou com valor conhecido em a Praça de Tangere, e de Maria Pinheira. Foy profundamente instruido nas letras humanas, e nos preceitos da Grammatica Latina criticando judiciosamente algumas regras da Arte do Padre Manoel Alvares da Companhia de Jesus a cuja critica responderaõ com o afectado nome de Francisco da Costa Eborense o Padre Antonio Franco Jesuita, e Joaõ de Moraes de Madureira Feijoo Mestre de Grammatica do Illustrissimo, e Excellentissimo Duque de Lafoens. Teve genio brando, conversaçaõ deleitavel, e erudiçaõ profunda. Falleceo piamente a 24. De Março de 1736. Jaz sepultado no Jazigo da Irmandade dos Passos do Real Convento de Belem da qual era Irmaõ. Compoz.
Exame de Syntaxe, e reflexoens sobre as suas regras. dividida em tres livros. No 1. se comprehende aquella parte de Sintaxe, que os Grammaticos chamaõ intransitiva. Parte 1. Lisboa por Joseph Antonio da Silva Impressor da Academia Real 1729. 8.
Livro 2. no qual se comprehende o exame de Syntaxe transitiva dos nomes. ibi pelo dito Impressor, e no mesmo anno 8.
Livro 3. no qual se comprehende o exame da Construiçaõ transitiva do verbo neutro. ibi pelo dito Impressor 8.
Resumo para os Principiantes da explicaçaõ das outo Partes da Oraçaõ com algumas noticias necessarias para a construçaõ della a que vulgarmente chamaõ Sintaxinha. Lisboa por Miguel Rodrigues 1726. 8.
Obras M. S.
Quarta Parte da explicaçaõ da Syntaxe. Estava com licenças para a Impressaõ.
Reposta a Apologia que fez Joaõ de Moraes Madureira Feijoo Mestre de Grammatica do Excellentissimo Duque de Lafoens publicada em Coimbra 1739. pela Arte do Padre Manoel Alvares 4.
Reposta a Contramina Grammatical do Padre Antonio Franco que sahio em Evora 1731. 8.
Methodo para reduzir Hereges. He huma traduçaõ franceza, e consta de 50. argumentos 8.
Discursos Varios sobre ElRey D. Sebastiaõ. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]