Fr. MANOEL DA CONCEYÇAÕ natural de Lisboa, e filho de Alvaro Perez de Andrade Commendador de S. Pedro de Torres Vedras, e de sua mulher D. Guiomar Henriques de Castro filha de D. Manoel Pereira III. Conde da Feira, e sobrinho do insigne Theologo Diogo de Payva de Andrade, e do V. Fr. Thomé de Jesus Erimita de Santo Agostinho cujo instituto professou no Convento patrio a 6. de Março de 1563. seguindo os virtuosos vestigios de taõ excellente regular. Estudadas as sciencias escholasticas em que se admirou a Viveza do seu engenho, as ensinou em Roma com universal aplauzo jactando-se os discipulos de serem instruidos por taõ grande Mestre. Restituido ao Reyno como fosse dotado de igual talento para a Cadeira como para o pulpito foy nomeado Prégador de Filippe II. e III. e depois eleito Provincial no anno de 1592. em cujo governo temperou prudentemente a severidade com a brandura. Falleceo piamente no Convento de Nossa Senhora da Penha de França situado no arrebalde de Lisboa em o anno de 1624. quando contava a idade de 77. annos, e 61. de Religiaõ. Delle fazem honorifica mençaõ Fr. Ant. á Purif. de Viris. illustrib. Ord. Erimit. lib. 2. cap. 9. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. E. n. 27. Crusen. Monast. August. Part. 3. cap. 48. ad an. 1614. Fr. Ant. da Nativid. Mont. e Coroas. Mont. 3. Coroa Unic. §. 5. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. p. 164. col. 1. Compoz
Sermaõ funeral nas exequias do Illustrissimo e Reverendissimo D. Fr. Aleixo de Menezes Religioso da Ordem de P. Santo Agostinho que foy primeiro Arcebispo de Goa Primaz da India, e depois de Braga Primaz de Espanha do Conselho de Estado delRey Catholico e seu Capellaõ mór, Prezidente do Supremo Conselho de Portugal que falleceo em Madrid a 2. de Mayo de 1617. em idade de 58. annos e tres mezes, e onze dias. Prégado no Mosteiro de Nossa Senhora da Graça de Lisboa a 6. de Junho de 1617. Lisboa por Pedro Craesbeeck 1617. 4.
Tratado de Sermoens da Paixaõ de Christo Senhor nosso que contem vinte, e hum. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1620. 4.
Traduzio estes Sermoens na lingua Latina, e os publicou com o titulo seguinte.
Sermoens Quadragesimales quibus Passio Domini nostri Jesu Christi explicatur, &c. elucidatur. Coloniae Agrippinae sumptibus Gerhardi Grevenbruch 1624. 4.
Por sua deligencia se fizeraõ publicos os Sermoens do Doutor Diogo de Paiva de Andrade seu tio paterno, divididos em tres Volumes, e na Prefaçaõ do primeiro escreveo a sua vida. O 1. foy impresso por Pedro Crasbeeck 1603. O 2. 1604. e o 3. 1615.
Discurso Summario da Fundaçaõ, e antiguidade da Ordem de Santo Agostinho, e da sua continuaçaõ atè o seu tempo. fol. M. S.
Relaçaõ do principio, que teve a nova Casa de Senhora da Penha de França fora dos muros de Lisboa 4. Consta de 14. capitulos. M. S. Conserva-se na Livraria da Graça de Lisboa onde o vimos, como tambem a obra precedente.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]