Fr. MANOEL DA CONCEIÇAÕ natural de Lisboa, e filho de Gaspar Dias, e  Maria Gonzalves. Professou o severo instituto dos Frades Menores da Provincia dos Algarves em o Convento de S. Francisco de Evora a 17. de Março de 1703. Foy muitos annos Vigario do Coro do Convento de Enxobregas, e Guardiaõ do mesmo Convento. Aplicou-se com particular disvelo ao estudo das Cerimonias Ecclesiasticas para cujo efeito renunciou a Guardiania do Convento de Torraõ, e o Confessionario das Religiosas do Convento de Nossa Senhora da Quietaçaõ de Lisboa. Na Congregaçaõ celebrada em 23. de Abril de 1735. foy eleito Guardiaõ do Convento de Enxobregas. Falleceo com evidentes sinaes de Predestinado a 14. De Março de 1745. Compoz.

Ceremonial Serafico, e Romano para toda a Ordem Franciscana, e em especial para a observancia da Provincia dos Algarves dividido em vinte Tratados do Coro, e Altar com outros muitos actos solemnes da Religiaõ. Primeira, e segunda parte. Lisboa na Officina da Musica 1730. fol. 2. Tom.

Manuale Seraficum, &c. Romanum juxta usum Fratrum Minorum denuo auctum cum variis processionibus, benedictionibus, &c. orationibus, aliisque multis, nec non cum ritibus ad Sacramentum Baptismi parvulorum, ac adultorum ministrandum Prima Pars. Ulyssipone ex Typogr. Musicae 1732. 4.

Manuale Seraphicu, &c. Romanum ad usum praecipue Fratrum, ac Monialium ejusdem ordinis in alma Provincia Algarbiorum S. P. Francisci includens omnia pertinentia ad receptionem habitus Novitiorum, tam Fratrum, quam Monialium, &c. Ritus ad exequias defunctorum Pars 2. ibi apud eamd. Officin. 1732. 4. Sahio acrecentado Pars 1. Ulyssipone apud Bernardum Fernandes Gayo 1726. Pars 2. ibi apud Michaelem Manescal da Costa 1746. 4.

Norma directiva de Cerimonias para as Senhoras Abbadessas da esclarecida Ordem Serafica, em que se trata dos Ritos particulares, que devem observar nos actos mais solemnes da Religiaõ com o uzo do Bago. Tambem se mostra o poder, e jurisdiçaõ que tem nos seus mosteiros segundo o sentir de varios Authores com outras singularidades, e preeminencias pertencentes ao supremo lugar da Prelasia. Madrid. 1733. 4. Sahio com o afectado nome de huma Religiosa de Santa Clara.

Suplemento ao Ceremonial Serafico e Romano da Provincia dos Algarves, em que se trata de algumas ceremonias,  que se achaõ diminutas no mesmo Ceremonial, e se corrigem outras segundo os Expozitores de melhor nota, e os Decretos da Sagrada Congregaçaõ dos Ritos; com quatro abuzos convencidos com as Rubricas, e concessoens Apostolicas. Lisboa por Miguel Manescal Costa 1744. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]