MANOEL DA CUNHA DE ANDRADE, E SOUSA Cavalleiro professo da Ordem de Christo naceo a 14. de Julho de 1713. na Quinta da Seara situada na Freguezia de Ferreira em o Conselho de Coura da Provincia de Entre Douro, e Minho de que saõ senhores seus pays Henrique de Caldas Ledo de Bacellar Cavalleiro professo da Ordem de Christo, e D. Prudencia da Cunha de Amorim. Aplicou-se na Universidade de Coimbra ao estudo da Jurisprudencia Cesarea em que recebeo o grao de Bacharel. Sendo perito nas linguas Italiana, e Franceza he muito versado no estudo da Genealogia, e Historia secular de que saõ testemunhas as obras seguintes.

Elogio Encomiastico da vida, e acçoens, letras, e caracter do Reverendissimo Padre Mestre Francisco de Santa Maria Conego secular Chronista, e Geral da sagrada Congregaçaõ de S. Joaõ Evangelista, Reytor do Real Convento de Santo Eloy de Lisboa &c. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca 1739. 4.

Carta escrita ao Padre Ignacio da Piedade Vasconcelos Conego secular do Evangelista em aplauso da obra que compoz Historia de Santarem. Sahio ao principio do 2. Tomo desta Historia. Lisboa na Officina da Congregaçaõ 1740. fol.

Biscaya Portugueza, Nobilio-grafia Interanense, em que se dá noticia de todos os Solares, Torres, e Casas antigas, que conservaõ o nome de Paço na illustre Provincia de entre Douro, e Minho. fol. M. S.

Dialogo sobre a eloquencia em geral, e sobre a do pulpito em particular por Missere Francisco de Salignac de la Motte Fenelon Mestre dos Infantes de França, e depois Duque de Cambray, e Principe do sacro Imperio. M. S. He traduçaõ de Francez em Portuguez.

Epitome historico, e panegyrico da vida, e acçoens de D. Antonio Mendes de Carvalho primeiro Bispo de Elvas. 4. M. S.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]