P. MANOEL DE ESCOVAR naceo em a Villa de Celorico da Provincia da Beira, e sendo virtuosamente educado por seus pays Manoel de Escovar, e Izabel Carvalha se alistou na Companhia de Jesus em o Collegio de Coimbra a 10. De Janeiro de 1601. quando contava quatorze annos de idade. Foy insigne Prégador, e muito versado na liçaõ da Historia Sagrada, e profana. Falleceo no Collegio de Coimbra em o anno de 1665. com 78. annos de idade e 64. de Religiaõ. Compoz
Sermaõ de S. Thomé na Capella Real em 21. de Dezembro de 1637. Coimbra por Manoel Carvalho 1638 4.
Restauraçaõ de Portugal prodigiosa. Lisboa por Antonio Alvares 1643 4.
Sahio com o afectado nome de Gregorio de Almeida. Desta obra fazem author ao Padre Joaõ de Vasconcellos Jesuita Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. J. n. 34. e Nicol. Monteiro Vox Turturis pag. 70. e fundado na authoridade destes dous Escritores se collocou em o 2. Tomo desta Bibliotheca pag. 781. onde se faz memoria do Padre Joaõ de Vasconcellos. Antonio de Souza de Macedo Append. Ad Lusit. liber. cap. 1 . n. 49. e 81 . affirma ser seu author o Padre Manoel de Escovár de quem agora escrevemos seguindo esta mesma opiniaõ o Padre Fernando de Queiros Vid. do Irmaõ Bast. liv. 4. cap. 8. pag. 419. mal allegado pela parte do Padre Joaõ de Vasconcellos quando delle tratamos. Entre a authoridade de dous Escritores de huma parte, e de outros dous da outra, que affirmaõ ser author desta obra o Padre Vasconcellos, e o Padre Escovar naõ posso interpor o meu juizo decidindo do qual dos dous seja, e para que naõ fiquem defraudados da parte que lhe pertence a collocamos no lugar onde de ambos se trata.
Vida do Padre Joaõ Cardim. M. S. Conservava esta obra em seu poder o Licenciado Jorge Cardozo como escreve no Agiol. Lusit. Tom. 1. pag. 469. No Comment. de 18. de Fevereiro letr. H. afirmando que em tudo concorda com a que compoz o Padre Filippe Alegambe da mesma Companhia, impressa em Roma no anno de 1635. na lingua Latina.
Exercitationes Concionatoriae. 2. Tom. 4. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]